31 de jul 2025
Comlurb registra recorde de limpeza na orla do Rio após ressaca intensa
Ressaca histórica no Rio de Janeiro mobiliza Comlurb para a maior operação de limpeza em cinco anos, com 52 viagens de remoção de areia.

Acúmulo de areia causada pela ressaca no Leblon (Foto: Domingos Peixoto)
Ouvir a notícia:
Comlurb registra recorde de limpeza na orla do Rio após ressaca intensa
Ouvir a notícia
Comlurb registra recorde de limpeza na orla do Rio após ressaca intensa - Comlurb registra recorde de limpeza na orla do Rio após ressaca intensa
A forte ressaca que atingiu o litoral do Rio de Janeiro, com ondas de até 3,5 metros, mobilizou a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) a partir da tarde de terça-feira (29). A operação começou após a primeira onda invadir a pista da Avenida Delfim Moreira, no Leblon, e se estendeu até a madrugada de quarta-feira.
Durante a ação, foram realizadas 52 viagens de caminhões para a remoção da areia acumulada, um número que representa o dobro do registrado na última grande ressaca e um recorde para esse tipo de ocorrência. A Comlurb mobilizou uma média de 120 garis por dia, seguindo os protocolos estabelecidos para eventos climáticos extremos, com base em alertas da Marinha e monitoramento do Centro de Operações Rio.
Estrutura da Operação
Uma grande estrutura foi organizada para a operação, incluindo pás carregadeiras de grande porte, caminhões basculantes e vans. Todo o material recolhido foi devolvido à faixa de areia da Praia do Leblon, respeitando as diretrizes ambientais e garantindo a preservação do ecossistema local.
De acordo com registros operacionais, esta foi a maior ressaca a atingir a região nos últimos cinco anos, evidenciando a necessidade de preparação e resposta rápida das autoridades locais. A Comlurb, já em prontidão, demonstrou eficiência na execução das atividades de limpeza e recuperação da orla carioca.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.