31 de jul 2025
Ressaca provoca caos na orla do Rio e moradores relatam dia de mar agitado
Ressacas severas no litoral do Rio de Janeiro danificam orla e reduzem público nas praias. Ciclone extratropical traz ondas de até 3,5 metros.

Rio tem alerta de ressaca vigente, com ondas que podem chegar a 3,5 metros de altura (Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Ressaca provoca caos na orla do Rio e moradores relatam dia de mar agitado
Ouvir a notícia
Ressaca provoca caos na orla do Rio e moradores relatam dia de mar agitado - Ressaca provoca caos na orla do Rio e moradores relatam dia de mar agitado
O litoral do Rio de Janeiro enfrenta ressacas severas que têm causado danos significativos na orla, especialmente em Ipanema e Leblon. Desde a última terça-feira, um ciclone extratropical provocou ondas de até 3,5 metros, afetando quiosques e reduzindo o número de frequentadores nas praias. A previsão é de que as condições do mar melhorem nos próximos dias.
A força das ondas danificou o calçadão em diversos trechos e invadiu ruas. Cristiano Nunes, de 66 anos, que administra quiosques na praia de Ipanema, relatou que sua estrutura foi afetada, mas ele não teve grandes perdas. "Estou limpando e esperando a equipe da Orla para ajudar", disse. Daniele Faustni, funcionária de um quiosque local, destacou que, embora o estabelecimento não tenha sido inundado, a diminuição do público é notável. "As pessoas têm medo e acabam vindo menos", afirmou.
Impactos e Previsões
O ciclone, que trouxe ventos fortes, está se afastando da costa brasileira, o que deve reduzir a intensidade das ondas. O alerta da Marinha do Brasil indica que as ondas podem continuar entre 2,5 e 3,5 metros até as 21h desta quinta-feira. Moradores, como Simone Borba, de 50 anos, notam que as ressacas estão se tornando mais frequentes e intensas. "É sempre uma surpresa, nunca sabemos o que esperar", comentou.
As condições climáticas devem melhorar até a próxima segunda-feira, com temperaturas variando entre 10ºC e 24ºC. A meteorologista Hana Silveira, da Climatempo, informou que não há previsão de chuva e que as tardes devem ser mais quentes, com temperaturas chegando a 30ºC no domingo. Contudo, a partir de sexta-feira, os ventos podem intensificar, com rajadas de até 60 km/h, embora não com a mesma força do ciclone anterior.
A população deve continuar atenta às sinalizações de perigo nas praias, respeitando as bandeiras indicativas colocadas pelos bombeiros. A próxima frente fria deve se aproximar apenas na terça-feira da próxima semana, trazendo possíveis mudanças nas condições climáticas.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.