https://staging.portaltela.com

Breaking News

16 de jul 2025

Arthur Lira restabelece limite de 34% para tributos sobre alta renda

Arthur Lira reintroduz redutor de 34% no Imposto de Renda e fixa prazo para dividendos, enquanto projeto de isenção avança na Câmara.

Deputado federal Arthur Lira (PP-AP), relator do projeto de lei do Imposto de Renda, e o presidente da comissão especial, Rubens Pereira Jr (PT-MA) (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Deputado federal Arthur Lira (PP-AP), relator do projeto de lei do Imposto de Renda, e o presidente da comissão especial, Rubens Pereira Jr (PT-MA) (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Ouvir a notícia

Arthur Lira restabelece limite de 34% para tributos sobre alta renda - Arthur Lira restabelece limite de 34% para tributos sobre alta renda

0:000:00

O deputado federal Arthur Lira (PP-AP), relator do projeto de lei que propõe a elevação da isenção do Imposto de Renda para R$ 5.000, reintroduziu nesta quarta-feira o redutor de 34% na carga tributária para contribuintes de alta renda. A medida, que havia sido retirada do relatório anterior, visa evitar um aumento significativo na tributação desses contribuintes.

Lira destacou que a exclusão do redutor poderia fazer com que a alíquota nominal chegasse a 40,6%. Ele afirmou que, embora o efeito do redutor seja limitado, as empresas já se beneficiam de diversas isenções, resultando em uma alíquota efetiva média de 21,7% para pessoas jurídicas no Brasil. O relator também retomou a possibilidade de que estrangeiros acumulem crédito tributário sobre o Imposto de Renda retido na fonte sobre dividendos, que será de 10% para valores acima de R$ 50 mil.

Prazos e Expectativas

O projeto de lei, enviado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está sendo analisado por uma comissão especial na Câmara. Lira fixou o dia 31 de dezembro de 2025 como prazo para deliberação sobre dividendos que não estarão sujeitos à nova tributação, mesmo que pagos após essa data. A expectativa é que o texto seja discutido no plenário da Câmara em agosto, após o recesso parlamentar.

A reintrodução do redutor e a possibilidade de crédito tributário para estrangeiros refletem as preocupações do governo em manter um equilíbrio fiscal, enquanto busca atender às demandas de diferentes setores da sociedade.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela