15 de jul 2025
Legislação sobre reciprocidade é necessária, mas deve ser usada com cautela
Governo Lula regulamenta lei de reciprocidade para enfrentar tarifas dos EUA, buscando apoio de empresários para mitigar impactos econômicos.

Presidente Lula assinou decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade (Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Legislação sobre reciprocidade é necessária, mas deve ser usada com cautela
Ouvir a notícia
Legislação sobre reciprocidade é necessária, mas deve ser usada com cautela - Legislação sobre reciprocidade é necessária, mas deve ser usada com cautela
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva regulamentou a lei de reciprocidade nesta segunda-feira, visando responder à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida busca evitar um aumento da inflação no Brasil, que poderia ocorrer caso o país adotasse uma taxação semelhante sobre produtos americanos.
O governo brasileiro está concentrando esforços em áreas como propriedade intelectual e serviços, que não impactam diretamente a inflação. A estratégia é dialogar com empresários americanos para que eles pressionem o governo de Donald Trump, minimizando os efeitos negativos da tarifa sobre a economia nacional.
Conversas com setores afetados estão em andamento, com o objetivo de identificar os clientes nos Estados Unidos. O foco é que os importadores americanos sintam o peso da tarifa, o que pode levar a uma pressão interna significativa sobre o governo dos EUA. Historicamente, o presidente Trump recuou quando enfrentou resistência de empresários locais.
Embora as exportações brasileiras para os Estados Unidos representem apenas 2% do PIB, o governo alerta que a economia é um sistema interconectado. A demissão de um funcionário em uma empresa exportadora pode desencadear uma cadeia de efeitos negativos em outros setores, reduzindo o consumo e a produção em um ciclo vicioso.
A estratégia brasileira, ao priorizar a conexão com empresários, ignora as exigências políticas de Trump e foca em soluções práticas para mitigar os impactos da tarifa.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.