16 de jul 2025
Professor e pai são presos na Coreia do Sul por roubo de provas escolares
Professor e pai de aluno são detidos na Coreia do Sul por tentativa de roubo de provas, em meio a escândalos que abalam o sistema educacional.

A Coreia do Sul é notória por seu sistema educacional hipercompetitivo - Foto: Getty Images
Ouvir a notícia:
Professor e pai são presos na Coreia do Sul por roubo de provas escolares
Ouvir a notícia
Professor e pai são presos na Coreia do Sul por roubo de provas escolares - Professor e pai são presos na Coreia do Sul por roubo de provas escolares
Um professor de ensino médio e o pai de um aluno foram presos na Coreia do Sul após tentarem roubar provas em uma escola. A tentativa ocorreu às 1h20 do dia 4 de julho, em Andong, cidade localizada ao sudeste de Seul. A ação foi frustrada devido ao acionamento do alarme de segurança da instituição.
O professor enfrenta acusações de corrupção e invasão de propriedade, enquanto o pai do aluno é acusado apenas de invasão. Um gerente de instalações da escola também foi detido por supostamente colaborar com os suspeitos, permitindo a entrada ilegal no local. A polícia investiga se houve troca de dinheiro entre o pai e o professor, além de suspeitar que essa não foi a primeira tentativa de roubo.
A relação entre o professor e o aluno é controversa, uma vez que o docente havia dado aulas particulares ao filho do pai preso, prática proibida para professores ativos nas escolas sul-coreanas. O aluno, que mantinha notas altas, está no centro das investigações, embora não esteja claro se seu desempenho acadêmico está ligado a casos anteriores de roubo de provas.
Escândalos no Sistema Educacional
Este incidente é mais um capítulo em uma série de escândalos relacionados a exames na Coreia do Sul, um país conhecido por seu sistema educacional extremamente competitivo. Em junho, a polícia anunciou investigações sobre o vazamento de respostas de um exame de inglês nacional em um chat online. Em fevereiro, 249 pessoas foram detidas, incluindo professores, por vender questões de provas do importante exame Suneung a academias privadas.
Além disso, no final de 2023, um grupo de estudantes processou o governo após professores acidentalmente encurtarem o tempo de teste em 90 segundos. A pressão sobre os jovens, especialmente entre 11 e 15 anos, é uma preocupação crescente, com a Coreia do Sul frequentemente figurando entre os países com os níveis mais altos de estresse nessa faixa etária.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.