15 de jul 2025
Mais 800 crianças serão testadas após denúncias de abuso em creches australianas
Joshua Dale Brown, preso por 70 acusações de abuso infantil, leva autoridades a recomendar testes para 800 crianças em novas creches.

Centenas de crianças que frequentaram creches onde Joshua Dale Brown trabalhou foram recomendadas a passar por testes de doenças como precaução. (Foto: Getty Images)
Ouvir a notícia:
Mais 800 crianças serão testadas após denúncias de abuso em creches australianas
Ouvir a notícia
Mais 800 crianças serão testadas após denúncias de abuso em creches australianas - Mais 800 crianças serão testadas após denúncias de abuso em creches australianas
Um homem de 26 anos, Joshua Dale Brown, foi preso em maio de 2023 e enfrenta 70 acusações de abuso sexual infantil em diversas creches. As alegações incluem violação de crianças com idades entre cinco meses e dois anos, ocorridas entre abril de 2022 e janeiro de 2023.
Recentemente, autoridades australianas recomendaram que 800 crianças em quatro novas creches onde Brown trabalhou realizem testes para doenças infecciosas. Essa medida se soma a uma recomendação anterior para que 1.200 crianças em 20 centros também se submetessem a exames. A avaliação de risco de exposição a doenças é considerada baixa, segundo as autoridades.
A inclusão de novos centros ocorreu após investigações que revelaram que Brown atuou em várias instituições entre janeiro de 2017 e maio de 2023. Um centro foi removido da lista após confirmação de que ele não trabalhou lá. Embora não tenha sido divulgado se Brown testou positivo para infecções sexualmente transmissíveis, a natureza dos crimes levanta preocupações sobre a necessidade de exames.
O governo do estado de Victoria expressou compreensão sobre a angústia das famílias afetadas e afirmou que medidas estão sendo tomadas para oferecer apoio. O caso gerou revolta entre os pais, que criticam a falta de rigor na triagem de profissionais que trabalham com crianças. Brown possuía um certificado válido de Trabalho com Crianças, exigido por lei, e continuava empregado como cuidador no momento da prisão.
A operadora G8 Education, que empregou Brown, anunciou a aceleração da instalação de câmeras de segurança em mais de 400 centros infantis. A empresa também se comprometeu a realizar uma revisão independente sobre as alegações após o término das investigações policiais. Joshua Dale Brown deve comparecer ao Tribunal de Magistrados de Melbourne em setembro.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.