28 de jul 2025
Peso pode retornar após interrupção do uso de Ozempic, revela estudo recente
Estudo revela que descontinuação de Ozempic pode resultar em ganho de peso significativo, levantando preocupações sobre sua eficácia a longo prazo.

Estudos analisaram as consequências após pausa de medicamentos como Ozempic (Foto: Freepik)
Ouvir a notícia:
Peso pode retornar após interrupção do uso de Ozempic, revela estudo recente
Ouvir a notícia
Peso pode retornar após interrupção do uso de Ozempic, revela estudo recente - Peso pode retornar após interrupção do uso de Ozempic, revela estudo recente
O medicamento Ozempic, que contém o princípio ativo semaglutida, tem se destacado no Brasil, onde é aprovado para o tratamento de diabetes tipo 2. Embora também seja utilizado off label para perda de peso, sua eficácia e consequências após a descontinuação têm gerado discussões. Um novo estudo da Universidade de Pequim revela que a interrupção do uso de medicamentos da classe GLP-1, como o Ozempic, resulta em um ganho de peso significativo.
A pesquisa, publicada na revista BMC Medicine, analisou dados de 11 estudos anteriores, envolvendo 2.466 pessoas. Os resultados indicam que, após a descontinuação do tratamento, os pacientes tendem a recuperar o peso perdido. Em média, 2,5 kg foram recuperados em um período de 20 semanas. O estudo destaca que o ganho de peso significativo ocorre já nas primeiras oito semanas após a interrupção do uso dos medicamentos.
Efeito Sanfona
Os pesquisadores, liderados por Han Wu, observaram que os tratamentos com agonistas do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon, como Ozempic e Wegovy, podem levar a um efeito sanfona. Aqueles que perderam mais peso durante o tratamento são os que mais tendem a recuperá-lo após a descontinuação. O estudo ainda investiga as razões por trás desse fenômeno, ressaltando que os efeitos do ciclo de peso na saúde e no metabolismo não estão completamente compreendidos.
Esses achados levantam questões sobre a eficácia a longo prazo dos medicamentos da classe GLP-1 e a necessidade de estratégias adicionais para manutenção do peso após o tratamento. A pesquisa continua a explorar as implicações para a saúde dos pacientes que utilizam esses fármacos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.