22 de jul 2025
Peixe cascudo é salvo de estação de esgoto e se torna mascote no Rio
Funcionários da Estação Elevatória de Esgoto André Azevedo resgataram um peixe cascudo, símbolo da luta contra o descarte inadequado de resíduos.

Peixe cascudo foi resgatado pelos técnicos da Águas do Rio (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Peixe cascudo é salvo de estação de esgoto e se torna mascote no Rio
Ouvir a notícia
Peixe cascudo é salvo de estação de esgoto e se torna mascote no Rio - Peixe cascudo é salvo de estação de esgoto e se torna mascote no Rio
Durante uma rotina de limpeza na Estação Elevatória de Esgoto André Azevedo, em Copacabana, um peixe cascudo vivo foi encontrado preso à grade de resíduos. Funcionários da Águas do Rio suspeitam que o animal tenha sido descartado de forma irresponsável, possivelmente por alguém que o jogou no vaso sanitário.
A situação é alarmante: mensalmente, cerca de 188 toneladas de lixo, como lenços umedecidos e fraldas, são despejadas nas redes de esgoto da cidade. No entanto, em meio a esse cenário de descarte inadequado, a vida encontrou uma forma de resistir. O peixe, que estava machucado, foi resgatado e agora vive em um aquário na Estação de Tratamento de Esgoto Alegria, localizada no Caju.
Um novo lar
Como o peixe não pode ser devolvido à natureza, onde enfrentaria predadores, ele ganhou um novo lar e companhia de outros peixes. Agora, ele se tornou o mascote da estação, simbolizando a importância da preservação ambiental e do cuidado com os resíduos. A história do peixe cascudo ressalta a necessidade de conscientização sobre o descarte correto de resíduos e a proteção da fauna local.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.