16 de jul 2025
Preço do aluguel em São Paulo recua e cria oportunidade para novos contratos
Os preços de aluguel em São Paulo mostram sinais de acomodação, com leve queda em junho. O momento pode ser oportuno para locatários.

São Paulo: o mercado de aluguel de imóveis começa a mostrar sinais de acomodação (Foto: Germano Lüders/Exame)
Ouvir a notícia:
Preço do aluguel em São Paulo recua e cria oportunidade para novos contratos
Ouvir a notícia
Preço do aluguel em São Paulo recua e cria oportunidade para novos contratos - Preço do aluguel em São Paulo recua e cria oportunidade para novos contratos
O mercado de aluguel de imóveis em São Paulo apresenta sinais de acomodação após anos de crescimento contínuo. Em junho, os preços de locação não subiram pela primeira vez em quatro anos, registrando um leve recuo de 0,02% em relação ao mês anterior. O valor médio do aluguel por metro quadrado na capital paulista foi de R$ 68,90, conforme dados do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb.
A alta acumulada no primeiro semestre de 2025 foi de 4,98%, a menor desde 2021. Em um período de 12 meses, a valorização foi de 8,29%. Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar, explica que após um ciclo prolongado de valorização no pós-pandemia, os preços podem ter atingido um patamar próximo ao limite da capacidade de pagamento das famílias, que enfrentam um custo de vida elevado.
Reequilíbrio no Mercado
Regiões que passaram por forte valorização, como Vila Madalena e Jardim Europa, começam a apresentar retração nos preços. Apesar disso, apenas 23 dos 107 bairros da cidade tiveram queda nos valores, indicando que o mercado ainda se mantém aquecido. Em junho, a cidade registrou a menor taxa média de desconto aplicada.
Com as taxas de juros elevadas e um contexto macroeconômico desafiador, muitos optam por adiar a compra da casa própria e preferem a locação. Reis aponta que, mesmo com a acomodação, é esperado que os preços continuem a subir, embora em um ritmo mais moderado do que o observado desde 2023.
Oportunidades e Desafios
Para quem busca imóveis em bairros de alto padrão, este pode ser um momento oportuno, dado o ajuste nos preços em comparação ao ano anterior. No entanto, em áreas com forte valorização, como Sumaré, Centro e Perdizes, a janela de oportunidade pode estar se fechando. O avanço acelerado dos preços sugere que postergar a decisão pode resultar em custos mais altos no futuro.
A baixa margem de negociação na cidade indica que, ao encontrar um imóvel que se encaixe no orçamento, é crucial agir rapidamente.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.