https://staging.portaltela.com

Breaking News

16 de jul 2025

Rússia ataca Ucrânia com 400 drones e deixa 80 mil sem energia elétrica

Rússia intensifica ataques à Ucrânia com 400 drones e um míssil, deixando 15 feridos e 80 mil casas sem energia. A situação se agrava.

Bombeiros lutam contra incêndio em edifício atingido por ataque russo na região de Vinnytsya, na Ucrânia. 16/07/2025 (Foto: Ukrainian State Emergency Service/AFP)

Bombeiros lutam contra incêndio em edifício atingido por ataque russo na região de Vinnytsya, na Ucrânia. 16/07/2025 (Foto: Ukrainian State Emergency Service/AFP)

Ouvir a notícia

Rússia ataca Ucrânia com 400 drones e deixa 80 mil sem energia elétrica - Rússia ataca Ucrânia com 400 drones e deixa 80 mil sem energia elétrica

0:000:00

A Rússia intensificou seus ataques à Ucrânia na madrugada de 16 de outubro, lançando 400 drones e um míssil balístico. As cidades de Kharkiv, Vinnytsia e Kryvyi Rih foram os principais alvos, resultando em pelo menos 15 feridos e deixando 80 mil casas sem energia.

A Força Aérea ucraniana confirmou que, apesar da interceptação da maioria dos projéteis, doze alvos foram atingidos por 57 drones e o míssil. O presidente Volodymyr Zelensky afirmou que os ataques visavam a rede elétrica do país. A DTEK, maior empresa de energia da Ucrânia, relatou que a falta de energia afetou diversas localidades, especialmente em Kryvyi Rih.

Nas últimas semanas, os ataques russos têm se intensificado, resultando em um aumento significativo no número de vítimas civis. Um relatório da ONU indicou que, entre dezembro de 2024 e maio de 2025, 986 civis foram mortos e 4.807 feridos, um aumento de 37% em relação ao ano anterior. Zelensky destacou a necessidade de fortalecer as defesas aéreas da Ucrânia para combater os ataques.

Em Vinnytsia, o Ministério do Interior informou que oito pessoas ficaram feridas. O ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radoslaw Sikorski, mencionou que drones atingiram uma fábrica polonesa, alertando sobre a proximidade da guerra com as fronteiras polonesas. Em Kryvyi Rih, um adolescente de 17 anos foi gravemente ferido durante os ataques.

Kharkiv, frequentemente alvo de bombardeios, registrou 17 explosões em um ataque de drones. O governador regional, Oleh Syniehubov, confirmou que três pessoas ficaram feridas. Em Kiev, unidades de defesa aérea foram acionadas, mas não houve relatos de vítimas ou danos. Desde o início da invasão, a Rússia tem causado a morte de milhares de civis ucranianos, com a ONU documentando pelo menos 13.580 mortes e 34.115 feridos ao longo do conflito.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela