24 de jul 2025
Policiais são responsáveis por dois em cada três assassinatos em Santos e São Vicente
Brasil registrou 6.243 mortes por violência policial em 2024, com Santos e São Vicente liderando os índices. Operação Verão foi uma das mais letais.

Santos e São Vicente, em São Paulo, tem 66% das mortes registradas por violência policial; cidades estão no topo do ranking (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
Ouvir a notícia:
Policiais são responsáveis por dois em cada três assassinatos em Santos e São Vicente
Ouvir a notícia
Policiais são responsáveis por dois em cada três assassinatos em Santos e São Vicente - Policiais são responsáveis por dois em cada três assassinatos em Santos e São Vicente
O Brasil registrou 6.243 mortes em decorrência de violência policial em 2024, conforme o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Os dados, divulgados nesta quinta-feira (24), revelam que Santos e São Vicente concentram 66% das mortes por intervenções policiais entre cidades com mais de 100 mil habitantes.
A Operação Verão da Polícia Militar de São Paulo, realizada em 2024, foi uma das mais letais, resultando em 56 mortes. Este número coloca a operação entre as mais mortais da história do estado, superada apenas pela chacina do Carandiru, que deixou 111 mortos em 1992. Na capital paulista, quatro em cada dez mortes foram atribuídas a policiais, totalizando 357 vítimas.
Leonardo Carvalho, pesquisador sênior do FBSP, destacou que a alta letalidade das operações policiais é um fator que contribui para a classificação de Santos e São Vicente como cidades com mais de 50% das mortes violentas causadas por forças de segurança. O documento ressalta que as disparidades regionais e a concentração de vítimas, especialmente entre jovens negros, evidenciam os limites das políticas públicas de segurança.
Resposta da Secretaria de Segurança Pública
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) afirmou que o estado é o menos violento do país, segundo o FBSP. A secretaria também mencionou que as mortes decorrentes de intervenções policiais estão em queda, com uma redução de 3,86% nos primeiros cinco meses de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Todos os casos são investigados pelas corregedorias das polícias Civil e Militar, com supervisão do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.