16 de jul 2025
Bolsonaristas pedem união entre governo e oposição contra tarifas de Trump
Apoio à união entre governo e oposição cresce, com 84% da população a favor de uma resposta conjunta às tarifas dos EUA.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Bolsonaristas pedem união entre governo e oposição contra tarifas de Trump
Ouvir a notícia
Bolsonaristas pedem união entre governo e oposição contra tarifas de Trump - Bolsonaristas pedem união entre governo e oposição contra tarifas de Trump
Aproximadamente 74% dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendem uma aliança entre o governo do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a oposição para enfrentar a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, revela que apenas 17% dos bolsonaristas são contrários à união, enquanto 3% se mostram indiferentes e 6% não souberam ou não responderam.
O apoio à união é ainda mais expressivo na média nacional, com 84% dos brasileiros considerando essa estratégia a mais adequada para lidar com a medida econômica americana. Apenas 9% se opõem, 2% são indiferentes e 5% não souberam ou não responderam. Entre os petistas, 93% apoiam a aliança, enquanto 6% são contrários e 1% não soube ou não respondeu. A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros entre os dias 10 e 14 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Em resposta às tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump, o governo brasileiro sancionou a Lei da Reciprocidade, que permite a adoção de medidas equivalentes às impostas por outros países. Essa iniciativa visa proteger produtos brasileiros como suco de laranja, aço e celulose. Na semana passada, Trump enviou uma carta a Lula, acusando o governo brasileiro de "ataques insidiosos" à democracia e ao Judiciário, em meio a investigações sobre Bolsonaro. Lula classificou as ameaças como "desrespeitosas" e reafirmou que a diplomacia não deve ser substituída por redes sociais.
O governo brasileiro tem buscado uma resposta diplomática, estabelecendo um comitê interministerial que se reúne com empresários do setor privado para discutir as melhores estratégias. A união entre governo e oposição, conforme demonstram as pesquisas, pode ser um passo importante para enfrentar os desafios impostos pelas tarifas americanas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.