16 de jul 2025
Cinemas oferecem 8,1 milhões de sessões com acessibilidade visual e auditiva
A acessibilidade no cinema brasileiro avança com 99% das sessões adaptadas, beneficiando milhões e ampliando a inclusão cultural.

Sala de cinema — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Ouvir a notícia:
Cinemas oferecem 8,1 milhões de sessões com acessibilidade visual e auditiva
Ouvir a notícia
Cinemas oferecem 8,1 milhões de sessões com acessibilidade visual e auditiva - Cinemas oferecem 8,1 milhões de sessões com acessibilidade visual e auditiva
Desde janeiro de 2023, a Ancine implementou uma Instrução Normativa que promove a inclusão nos cinemas, exigindo recursos de acessibilidade, como legendas descritivas e audiodescrição. Essa mudança visa garantir que pessoas com deficiência auditiva e visual tenham acesso ao conteúdo cinematográfico.
Nos anos de 2023 e 2024, 99% das sessões exibidas em cinemas brasileiros foram acessíveis, resultando em mais de 8,1 milhões de sessões adaptadas. O percentual de acessibilidade exclui apenas o 1% de sessões que não têm essa obrigação, como aquelas exibidas em menos de 20 salas. Essa iniciativa é apoiada por aplicativos que facilitam a experiência para esses públicos.
Além disso, um dado significativo é que 186 filmes brasileiros lançados em 2025 já incorporaram recursos de acessibilidade, representando um aumento de 23% em relação ao ano anterior. Essa evolução demonstra um compromisso crescente da indústria cinematográfica em atender a um público mais amplo e diversificado.
A implementação de recursos como Libras e audiodescrição não apenas melhora a experiência do espectador, mas também reflete uma mudança cultural em direção à inclusão e à diversidade no cinema brasileiro.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.