- Reitores de universidades brasileiras e africanas participaram do Painel “Prioridades, Potencialidades e Desafios nas Relações Acadêmicas entre o Brasil e os Países Africanos” no 1º Fórum de Reitores Brasil-África, em Brasília, em 26 de maio.
- O debate destacou cooperação entre o Brasil e países africanos, com foco em três dimensões: parcerias no Sul Global, formação de recursos humanos e soluções adaptadas às realidades locais.
- Participaram Maysa Furlan (Unesp), Paulo César Miguez de Oliveira (UFBA), Monwabisi Knowledge Ralarala (University of the Western Cape), Philip Cotton (UGHE, Ruanda) e Astrigilda Pires Rocha Silveira (UniCV); a moderação ficou com Papa Matar Ndiaye (UFRJ).
- Discutiram capacidades das instituições para cooperação, incluindo áreas de agricultura, veterinária, saúde pública, resiliência climática, tecnologias digitais e, na UGHE, transformação pela educação; também foi mencionada possível dupla titulação e integração com o SUS.
- Entre os desafios mencionados, destacam-se a uniformização de procedimentos consulares, retenção de estudantes, programas de assistência estudantil e a criação de redes de cooperação técnica e de pesquisa de longo prazo; o Fórum prossegue até 27 de maio.
Na terça-feira, 26 de maio, reitores de universidades brasileiras e africanas se reuniram em Brasília para o Painel “Prioridades, Potencialidades e Desafios nas Relações Acadêmicas entre o Brasil e os Países Africanos”, durante o 1º Fórum de Reitores Brasil-África. O evento é promovido pelo MEC, pela Capes e pela Andifes, com apoio do IGR/MRE, e segue até 27 de maio no CICB.
O painel foi moderado pelo professor Papa Matar Ndiaye, da UFRJ, e contou com a participação de autoridades de destaque. Estiveram presentes Maysa Furlan (Unesp), Paulo César Miguez de Oliveira (UFBA), Monwabisi Knowledge Ralarala (UWC, África do Sul), Philip Cotton (UGHE, Ruanda) e Astrigilda Pires Rocha Silveira (UniCV, Cabo Verde).
O objetivo foi discutir possibilidades de cooperação entre o Brasil e países africanos, com foco em três dimensões destacadas pelo moderador: potencialidades do Sul Global, formação de recursos humanos e soluções adaptadas às realidades dos países. As falas enfatizaram a importância de parcerias estratégicas e de educação para o desenvolvimento conjunto.
A reitora Maysa Furlan ressaltou a capacidade da Unesp para estabelecer novas cooperações, citando seus 24 campi e áreas como agricultura, veterinária, saúde pública e tecnologias digitais. A instituição enfatiza possibilidades de colaboração com as universidades presentes no encontro.
Philip Cotton, vice-reitor da UGHE, apontou potenciais impactos da educação na transformação social de Ruanda e destacou a complementaridade entre a visão da UGHE e o Sistema Único de Saúde brasileiro. A ideia é ampliar a formação e intercâmbios entre as instituições.
A reitora Astrigilda Silveira, UniCV, informou que a universidade tem 20 anos em 2026, resultante da fusão de faculdades. Ela aponta interesse em cooperação estratégica e sugere usar a Agenda 2030 e a Agenda 2063 como base para parcerias, com foco na Economia Azul e na Economia Verde.
Monwabisi Ralarala, da UWC, afirmou haver espaço para cooperações internacionais com o Brasil, especialmente em Inteligência Artificial e em cursos com dupla titulação entre as instituições brasileiras e africanas. A ideia é ampliar o intercâmbio acadêmico.
Paulo de Oliveira, reitor da UFBA, destacou a experiência dele no continente africano, incluindo 11 anos em Moçambique. A UFBA é referência nos estudos afro-orientais e tem programas de intercâmbio PEC-G e PEC-PG para estudantes de graduação e pós-graduação.
Os painelistas também discutiram desafios para ampliar a cooperação, como a necessidade de uniformizar procedimentos consulares, manter a retenção de estudantes e fortalecer redes de cooperação técnica e pesquisa de longo prazo.
Continuidade do Fórum e objetivos
O 1º Fórum de Reitores Brasil-África ocorre de 25 a 27 de maio em Brasília e busca consolidar a educação superior como eixo da relação bilateral. O evento visa fortalecer e ampliar a cooperação entre universidades brasileiras e instituições africanas, com participação de reitores de várias regiões em prol da cooperação internacional.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da AI, disponibiliza a programação completa do evento para consulta.
Entre na conversa da comunidade