- Lula lança nova etapa do programa Celular Seguro e alerta para cuidado ao usar celular em locais públicos para evitar roubos.
- O presidente disse que é preciso ficar atento ao usar o celular e não vacilar para não ter prejuízo, citando possíveis assaltos.
- Lula assinou decreto que torna o Celular Seguro uma política pública permanente e cria o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), descrito como “Serasa dos celulares roubados”.
- O BNCR reunirá dados do Celular Seguro, boletins de ocorrência, operadoras, sistemas de segurança pública, CEMI da Anatel e ABR Telecom; a principal inovação é o Modo Recuperação, que não bloqueia o IMEI de imediato.
- Com o Modo Recuperação, ao habilitar uma nova linha, o sistema identifica uso indevido e inicia fluxo de recuperação; há notificação ao novo usuário para devolução ou regularização.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta terça-feira 23 uma nova etapa do programa Celular Seguro e fez um alerta sobre o uso do celular em locais públicos. A iniciativa visa reduzir roubos e furtos envolvendo aparelhos.
Lula pediu que a população não fique vacilando com o celular na mão e ressaltou a importância de cuidado ao observar quem está ao redor. O objetivo é evitar prejuízos e colaborar com a segurança pública.
Ele citou situações como pessoas caminhando perto de quem usa o aparelho, bicicletas em manobras ou aglomerações suspeitas, destacando que esse cuidado ajuda o país. O pronunciamento ocorreu durante a assinatura de uma medida relacionada.
BNCR e o novo marco do Celular Seguro
Lula assinou decreto que transforma o Celular Seguro em política pública permanente e cria o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR). O secretário Francisco Veloso o descreveu como um cadastro negativo para celulares roubados.
A plataforma reunirá dados do Celular Seguro, boletins de ocorrência, operadoras, sistemas de segurança pública, CEMI da Anatel e ABR Telecom. O objetivo é consolidar informações de aparelhos impedidos.
Uma inovação é o Modo Recuperação, que não bloqueia o IMEI de imediato. O aparelho permanece ativo, porém sob monitoramento nacional, com alerta ao usuário em caso de uso irregular.
Quando uma nova linha é habilitada, o sistema verifica a atividade do dispositivo e inicia o fluxo de recuperação. Em caso de registro de roubo, o usuário é notificado para devolução.
Entre na conversa da comunidade