- O primeiro-ministro Anthony Albanese foi evacuado de sua residência oficial em Canberra por causa de uma ameaça de segurança.
- Ele foi transferido do The Lodge para outro local por volta das seis da tarde, durante a investigação.
- O retorno aconteceu por volta das nove da noite, após a conclusão da busca.
- A Polícia Federal Australiana informou que a busca foi minuciosa e não encontrou nada suspeito, e que não há ameaça atual à comunidade.
- O episódio ocorre em meio a uma atuação de segurança reforçada para Albanese em eventos recentes.
O Primeiro-Ministro Anthony Albanese foi evacuado de The Lodge, residência oficial em Canberra, na noite de terça-feira, devido a uma ameaça de segurança. A operação ocorreu por volta das 18h e envolveu a retirada para um local alternativo enquanto a investigação era conduzida.
A Polícia Federal Australiana informou que houve uma investigação de um possível incidente no imóvel próximo ao Parlamento. Segundo o organismo, uma busca minuciosa foi realizada e nada suspeito foi encontrado, assegurando que não há ameaça contínua à comunidade.
Albanese havia gravado, mais cedo, uma entrevista de uma hora com o jornalista Karl Stefanovic, no The Lodge. Nas últimas semanas, o premiê passou a ter presença de segurança mais ostensiva em eventos públicos, em meio a diversas ameaças relatadas envolvendo integrantes do Parlamento.
Autoridades ressaltam que novas informações serão divulgadas no momento adequado. Ainda não há detalhes sobre a identidade de possíveis suspeitos nem sobre a finalidade da ameaça.
A evacuação ocorre em um contexto de maior vigilância a líderes federais, com o objetivo de garantir a integridade de autoridades e do público durante atividades públicas e em locais oficiais.
Entre na conversa da comunidade