- Em 2025, mortes cometidas por policiais subiram em dezessete estados, com alta de 4,5% no país; nove estados tiveram queda e o Distrito Federal manteve o mesmo número de 2024.
- Bahia lidera em números absolutos, com 1.569 mortes, seguida por São Paulo (835) e Rio de Janeiro (798).
- Rondônia apresentou a maior alta: +488% entre 2024 e 2025 (de oito para 47 mortes).
- O número de suicídios de policiais caiu 13% em 2025, indo de 151 para 131, com variações regionais (São Paulo +65%, Rio de Janeiro -60%).
- Nos últimos dez anos, houve aumento de 170% nas mortes de policiais, com a maior parte das vítimas sendo policiais militares.
Em 2025, a quantidade de pessoas mortas por policiais aumentou em 17 estados, segundo levantamento do g1 com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Quase metade dos estados registrou queda, e o Distrito Federal ficou estável.
O estado com maior número absoluto de mortes foi a Bahia, com 1.569 casos. Em seguida, São Paulo registrou 835, e Rio de Janeiro, 798. O total nacional revela alta de 4,5% em relação ao ano anterior.
O aumento mais expressivo ocorreu em Rondônia, com salto de 8 mortes em 2024 para 47 em 2025, aumento de 488%. A atuação policial ampliou-se em operações e patrulhamentos, conforme agentes públicos locais.
Situação por estado
Bahia liderou em números absolutos, seguida por São Paulo e Rio de Janeiro. No Nordeste, Bahia manteve o ritmo; no Sudeste, SP e RJ apresentaram elevações, influenciadas por ações de segurança pública.
No estado do Rio, a alta está associada a uma megaoperação contra criminosos do Comando Vermelho, que resultou em dezenas de mortes entre outubro de 2025. O balanço parcial reforçou a tendência de alta no estado.
A taxa de letalidade por grupo de 100 mil habitantes mostrou variações regionais, com Amapá, Bahia e Pará entre os mais altos. Em Porto Velho, Rondônia teve o pior crescimento anual, impulsionado por conflitos entre facções.
O Ministério Público estadual criou um grupo para acompanhar a segurança pública em Rondônia, diante do aumento de mortes. A prefeitura informou reforço de patrulhamento na capital, Porto Velho.
O total de suicídios de policiais caiu de 151 para 131 em 2025, queda de 13%. Mesmo assim, os números apontam que um agente comete suicídio a cada três dias no país.
Em 10 anos, o Brasil registrou queda nas mortes violentas, mas as mortes de policiais cresceram 170% no mesmo período. O tema segue sob monitoramento de órgãos de segurança e autoridades estaduais.
O balanço divulgado reforça a necessidade de políticas públicas de segurança que reduzam a letalidade policial sem comprometer a eficácia operacional das forças de segurança.
Entre na conversa da comunidade