Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Mortes por policiais sobem em 17 estados em 2025

Mortes por policiais sobem em 17 estados em 2025; Bahia lidera com 1.569 casos, Rondônia registra alta de 488% e o DF permanece estável

Mortes cometidas pelas polícias dos estados — Foto: Dhara Pereira/Arte g1
0:00
Carregando...
0:00
  • Em 2025, mortes cometidas por policiais subiram em dezessete estados, com alta de 4,5% no país; nove estados tiveram queda e o Distrito Federal manteve o mesmo número de 2024.
  • Bahia lidera em números absolutos, com 1.569 mortes, seguida por São Paulo (835) e Rio de Janeiro (798).
  • Rondônia apresentou a maior alta: +488% entre 2024 e 2025 (de oito para 47 mortes).
  • O número de suicídios de policiais caiu 13% em 2025, indo de 151 para 131, com variações regionais (São Paulo +65%, Rio de Janeiro -60%).
  • Nos últimos dez anos, houve aumento de 170% nas mortes de policiais, com a maior parte das vítimas sendo policiais militares.

Em 2025, a quantidade de pessoas mortas por policiais aumentou em 17 estados, segundo levantamento do g1 com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Quase metade dos estados registrou queda, e o Distrito Federal ficou estável.

O estado com maior número absoluto de mortes foi a Bahia, com 1.569 casos. Em seguida, São Paulo registrou 835, e Rio de Janeiro, 798. O total nacional revela alta de 4,5% em relação ao ano anterior.

O aumento mais expressivo ocorreu em Rondônia, com salto de 8 mortes em 2024 para 47 em 2025, aumento de 488%. A atuação policial ampliou-se em operações e patrulhamentos, conforme agentes públicos locais.

Situação por estado

Bahia liderou em números absolutos, seguida por São Paulo e Rio de Janeiro. No Nordeste, Bahia manteve o ritmo; no Sudeste, SP e RJ apresentaram elevações, influenciadas por ações de segurança pública.

No estado do Rio, a alta está associada a uma megaoperação contra criminosos do Comando Vermelho, que resultou em dezenas de mortes entre outubro de 2025. O balanço parcial reforçou a tendência de alta no estado.

A taxa de letalidade por grupo de 100 mil habitantes mostrou variações regionais, com Amapá, Bahia e Pará entre os mais altos. Em Porto Velho, Rondônia teve o pior crescimento anual, impulsionado por conflitos entre facções.

O Ministério Público estadual criou um grupo para acompanhar a segurança pública em Rondônia, diante do aumento de mortes. A prefeitura informou reforço de patrulhamento na capital, Porto Velho.

O total de suicídios de policiais caiu de 151 para 131 em 2025, queda de 13%. Mesmo assim, os números apontam que um agente comete suicídio a cada três dias no país.

Em 10 anos, o Brasil registrou queda nas mortes violentas, mas as mortes de policiais cresceram 170% no mesmo período. O tema segue sob monitoramento de órgãos de segurança e autoridades estaduais.

O balanço divulgado reforça a necessidade de políticas públicas de segurança que reduzam a letalidade policial sem comprometer a eficácia operacional das forças de segurança.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais