- Em Boa Vista (Roraima), ações de telessaúde do Ministério da Saúde realizaram 51 exames de retinografia e 43 eletrocardiogramas, pelo programa Agora Tem Especialistas.
- A atividade ocorreu nesta terça-feira e contou com cerca de 40 indígenas de oito comunidades, que viajaram até a capital para participar.
- Os resultados dos exames de retinografia e de eletrocardiograma devem ir às Unidades Básicas de Saúde de referência em até uma semana, fortalecendo o cuidado na Atenção Primária.
- Além dos exames, foram oferecidos serviços de saúde, testes rápidos, distribuição de preservativos, orientações sobre o Meu SUS Digital e acesso a vacinas do Calendário Nacional, com participação do Zé Gotinha.
- O Governo do Brasil na Rua, 20ª edição, segue para outras cidades, com datas anunciadas para São Luís, Belém, Florianópolis e Porto Alegre; outras edições estão programadas.
Foi realizada em Boa Vista (RR) uma ação do Governo do Brasil na Rua com foco em telessaúde. Foram disponibilizados 51 exames de retinografia e 43 eletrocardiogramas para a população local. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, por meio do SUS Digital.
A líder indígena Tuxaua Maristela Silva Pereira e Silva, de 55 anos, percorreu 53 quilômetros até a capital para acompanhar os atendimentos. Pela primeira vez, realizou a retinografia, acompanhada por equipes da saúde. Ao todo, cerca de 40 indígenas viajaram para participar da ação.
Os serviços incluíram ainda testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, distribuição de preservativos e orientações sobre o Meu SUS Digital. A programação também contemplou vacinação, informações sobre o Calendário Nacional e apoio das equipes de saúde locais.
Retinografia e proximidade do cuidado
A retinografia registra imagens da retina e do nervo óptico, permitindo identificar alterações precoces ligadas a hipertensão e diabetes. O coordenador do Núcleo de Telessaúde da UFRR destacou a importância da ferramenta para o acompanhamento de doenças crônicas.
Entre os atendidos esteve Jonathas das Corrêas da Rocha, 32, que fez eletrocardiograma pela segunda vez na vida para planejar um desafio pessoal. O resultado dos exames fica nas UBSs de referência em até uma semana.
Participação e organização regional
O DSEI Leste de Roraima organizou a comitiva e viabilizou o deslocamento das comunidades Sabiá, Santa Rosa, Sorocaima, Malacacheta, Tabalascada, Nova Esperança, Pium e Barata. Ao todo, oito comunidades foram convidadas, beneficiando cerca de 40 indígenas.
Segundo a coordenação, a ação facilita o acesso a serviços de saúde, cidadania e assistência social para moradores distantes da capital. O Governo do Brasil na Rua ocorreu na Casa Amarela, no bairro Senador Hélio Campos, reunindo mais de 120 serviços gratuitos.
Governo do Brasil na Rua e próximos passos
A abertura contou com a participação de representantes da Secretaria Nacional de Participação Social. O objetivo é aproximar o Estado da vida real, oferecendo atendimento presencial sem agendamento. Esta foi a 20ª edição do programa interministerial.
Após Boa Vista, as próximas edições já definidas ocorrem em São Luís (MA), Belém (PA), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) nas datas indicadas. Outras cidades com datas a confirmar também estão previstas.
Entre na conversa da comunidade