- Lula defendeu que o presidente dos Estados Unidos permita que a Venezuela cuide da sua soberania e dos interesses democráticos do país.
- O presidente afirmou que deve se reunir com Trump em Washington, em março, para fortalecer o multilateralismo.
- Lula e Trump conversaram por telefone por cerca de 50 minutos na segunda-feira, segundo o Planalto.
- Em Panamá, Lula participou do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe e ressaltou a importância de manter a paz e a estabilidade na região.
- O encontro entre Lula e Trump visa normalizar as relações entre Brasil e EUA após tensões causadas pelo tarifaço e pela Lei Magnitsky.
O presidente Lula defendeu que a Venezuela cuide de sua soberania e dos interesses democráticos, ressaltando a importância de o presidente dos EUA, Donald Trump, permitir esse manejo. O anúncio foi feito após Lula chegar ao Panamá para o Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe.
Lula confirmou que deverá se encontrar com Trump em Washington, nos Estados Unidos, em março. O objetivo é fortalecer o multilateralismo e buscar a normalização das relações entre Brasil e EUA.
O encontro ocorre em meio a tensões provocadas por medidas dos EUA, como o tarifário e a Lei Magnitsky, que já tiveram impactos nas relações bilaterais. As autoridades brasileiras buscam manter a estabilidade regional.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula e Trump conversaram por telefone por cerca de 50 minutos nesta segunda-feira, enfatizando a preservação da paz na América do Sul e o respeito à soberania de países vizinhos.
A expectativa é de que o diálogo em março ajude a recompor relações bilaterais e impulsione o crescimento econômico, com base em um alinhamento que priorize o diálogo e a cooperação regional entre Brasil e EUA.
Entre na conversa da comunidade