Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Polícia investiga ataques a ônibus em SP ligados a desafios da internet

Polícia Civil investiga vandalismo em ônibus na Baixada Santista, com 28 coletivos depredados em um fim de semana. Segurança é reforçada.

Ônibus vandalizados na Zona Sul de São Paulo (Foto: Reprodução/g1)
0:00
Carregando...
0:00
  • A Região Metropolitana de São Paulo registrou cerca de 350 ataques a ônibus, com um aumento recente na Baixada Santista, onde 28 coletivos foram vandalizados em um fim de semana.
  • A Polícia Civil investiga a possibilidade de um “desafio” online como motivação para os atos de vandalismo.
  • Entre 12 e 30 de junho, a capital paulista teve 179 ônibus depredados, principalmente à noite, com pedras sendo usadas nos ataques.
  • A 6ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (DISCCPAT) lidera as investigações, com apoio da Divisão de Crimes Cibernéticos.
  • O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) pediu reforço policial em terminais e pontos de ônibus devido à insegurança.

A Região Metropolitana de São Paulo enfrenta uma crescente onda de vandalismo, com cerca de 350 ataques a ônibus registrados. Recentemente, a situação se agravou na Baixada Santista, onde 28 coletivos foram depredados em um único fim de semana. A Polícia Civil investiga a possibilidade de um “desafio” online como motivação para esses atos.

Entre 12 e 30 de junho, a capital paulista contabilizou 179 ônibus vandalizados, com a maioria dos ataques ocorrendo à noite. As depredações têm sido realizadas com pedras, atingindo tanto ônibus municipais quanto metropolitanos. As cidades de Cubatão e Santos foram as mais afetadas, mas incidentes também ocorreram em Santo André, São Bernardo do Campo e Mauá, além de áreas vizinhas à capital.

Investigação em Andamento

A 6ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (DISCCPAT) está à frente das investigações, com apoio da Divisão de Crimes Cibernéticos, que monitora atividades suspeitas nas redes sociais. Um dos casos mais impactantes ocorreu na Avenida Washington Luiz, onde uma passageira ficou ferida após ser atingida por estilhaços de vidro de um ônibus vandalizado.

Motoristas e cobradores expressam preocupação com a segurança ao circular pela cidade. Um motorista relatou que o medo aumenta à noite, especialmente em pontos mal iluminados. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) já solicitou reforço policial em terminais e pontos de ônibus, destacando os prejuízos e riscos à integridade física de trabalhadores e usuários.

A SPTrans condenou os atos de vandalismo e afirmou que as concessionárias devem comunicar todos os casos à prefeitura. O prefeito Ricardo Nunes acredita que a concentração das investigações em um único inquérito facilitará a identificação dos responsáveis. A expectativa é que a Polícia Civil avance nas apurações e esclareça as motivações por trás desses ataques.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais