Fernanda Deiró e um grupo de turistas brasileiros ficaram presos em uma rodovia na região de Atacama, no Chile, devido a uma forte nevasca. Eles estavam voltando de um passeio na Cordilheira dos Andes quando colidiram com um caminhão parado. Após o acidente, o grupo buscou abrigo em caminhões enquanto esperava o resgate, que demorou 24 horas. Durante esse tempo, enfrentaram frio intenso e pouco alimento. O Exército chileno realizou o resgate, que durou mais oito horas, e todos receberam atendimento médico, comida e agasalhos. Fernanda, que estava no Chile desde 20 de junho e planejava visitar Bolívia e Peru, decidiu voltar ao Brasil. Ao chegar em Salvador, sua família soube do ocorrido pela imprensa. A experiência a fez pensar sobre a segurança em viagens e a necessidade de mais cuidados por parte das autoridades. No total, 59 pessoas foram resgatadas na operação, que contou com equipes de emergência e o Exército, que removeu a neve das estradas.
A baiana Fernanda Deiró e seu grupo de turistas brasileiros enfrentaram momentos de tensão na última quarta-feira (25) ao ficarem presos em uma rodovia na região de Atacama, no Chile, devido a uma forte nevasca. O grupo, que retornava de um passeio na Cordilheira dos Andes, colidiu com um caminhão parado na estrada, resultando em uma situação de risco.
Após o acidente, Fernanda descreveu a cena como angustiante. A van, que estava a 4.200 metros de altitude, ficou danificada e, em poucos minutos, outro caminhão colidiu com a lateral do veículo. O grupo, composto por 16 brasileiros, buscou abrigo em caminhões parados enquanto aguardava o resgate. Inicialmente, acreditavam que seriam resgatados em poucas horas, mas a espera se estendeu por 24 horas.
Resgate e Condições
O resgate foi realizado pelo Exército chileno na quinta-feira (26), após uma operação que durou mais oito horas. Durante a espera, Fernanda e os outros turistas enfrentaram frio intenso, pouca comida e o medo de deslizamentos de neve. Ela relatou que, ao serem resgatados, passaram por um atendimento médico completo, recebendo água, comida e agasalhos.
Fernanda, que estava no Chile desde o dia 20 de junho e planejava seguir para Bolívia e Peru, decidiu cancelar sua viagem e retornar ao Brasil. Ao chegar em Salvador, sua família soube do ocorrido pela imprensa. A experiência a fez refletir sobre a segurança em viagens e a necessidade de medidas mais rigorosas por parte de governos e agências de turismo.
Operação de Resgate
No total, 59 pessoas foram resgatadas na região do Atacama devido à nevasca. A operação envolveu equipes de emergência, socorristas, policiais, bombeiros e o Exército do Chile, que utilizaram máquinas para remover a neve acumulada nas estradas. Além do grupo de Fernanda, outros ocupantes de caminhões e veículos particulares também foram atendidos e resgatados com sucesso.
Entre na conversa da comunidade