São Paulo registrou um recorde de frio hoje, com uma média de 6 ºC. No extremo sul, a estação de Parelheiros-Rodoanel marcou a mínima de -0,6 ºC, mostrando que algumas áreas da cidade enfrentam temperaturas negativas. A região de Parelheiros é conhecida por ser mais fria, devido à sua proximidade com a Serra do Mar e represas. Os bairros de Capela do Socorro e Marsilac também apresentam essa variação. O técnico em meteorologia do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, Adilson Nazário, explicou que a vegetação e os corpos d’água ajudam a esfriar essas áreas, ao contrário das regiões mais urbanizadas, que retêm calor. Além disso, Marsilac, que fica a apenas 10 quilômetros do litoral, recebe umidade do mar. O CGE monitora as temperaturas em vários pontos da cidade e alerta que as mínimas devem continuar baixas, com máximas não passando de 17 ºC durante o dia. As temperaturas devem começar a subir a partir de quinta-feira, 26 de junho, mas o frio intenso ainda será sentido em várias partes da cidade.
A cidade de São Paulo registrou um recorde de frio nesta manhã, com uma média de 6 ºC. No extremo sul, a estação de Parelheiros-Rodoanel marcou mínima de -0,6 ºC, evidenciando as temperaturas negativas na região. A informação é do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
Historicamente, a área de Parelheiros é mais fria, devido à sua proximidade com a Serra do Mar e represas, que contribuem para a diminuição das temperaturas. Os bairros de Capela do Socorro e Marsilac são exemplos dessa variação climática. O técnico em meteorologia do CGE, Adilson Nazário, explicou que a vegetação e os corpos d’água criam um contraste com áreas mais urbanizadas, que tendem a reter calor.
Além disso, a proximidade do mar influencia o clima local. Marsilac, que faz divisa com a cidade litorânea de Itanhaém, está a apenas 10 quilômetros do litoral, recebendo umidade do oceano. O CGE realiza medições em diversos pontos da cidade, permitindo uma análise mais precisa das temperaturas.
As mínimas absolutas, que representam as menores temperaturas do dia, são divulgadas para mostrar o contraste entre as diferentes regiões da capital. O CGE alerta que as temperaturas devem continuar baixas, com máximas não ultrapassando 17 ºC durante o dia. A previsão é de que as mínimas comecem a subir a partir de quinta-feira, 26 de junho, mas o frio intenso ainda será sentido em várias áreas.
Entre na conversa da comunidade