Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Inverno começa com chuva e calor acima da média no interior de SP

Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara e São Carlos terão dias nublados, pancadas de chuva e temperaturas que podem passar dos 25 °C nos primeiros dias da estação.

Avenida Paulista em São Paulo capital. (Imagem: Creative Commons)
0:00
Carregando...
0:00

O inverno começou oficialmente na sexta-feira, mas o frio intenso não será comum no interior de São Paulo. Meteorologistas afirmam que a estação será mais seca e com temperaturas acima da média. Cidades como Campinas e Ribeirão Preto terão dias de calor e chuvas fora de época. Em Campinas, as temperaturas devem variar de 13 °C a 29 °C, com chuvas mais fortes a partir de segunda-feira. Ribeirão Preto terá mínimas de 14 °C e máximas de 29 °C, com pancadas de chuva a partir de terça-feira. Araraquara também verá mudanças no tempo, com possibilidade de chuva na terça, variando entre 15 °C e 29 °C. São Carlos enfrentará um início de inverno chuvoso, com mínimas em torno de 15 °C e máximas de até 27 °C. Apesar da chegada do inverno, as madrugadas e manhãs continuarão frias, mas as tardes serão quentes e secas, com mínimas entre 12 °C e 14 °C e máximas próximas a 25 °C. O clima seco e quente pode aumentar o risco de queimadas e problemas de saúde, por isso é importante se hidratar, evitar exercícios em horários críticos e ficar atento a problemas respiratórios.

A estação mais fria do ano começou oficialmente nesta sexta-feira (20), às 23h42, marcando a transição do outono para o inverno. Mas, ao contrário do que se espera, o frio intenso não será a regra no interior paulista. Segundo meteorologistas, o inverno de 2025 será mais seco e com temperaturas acima da média em diversas regiões do Sudeste, especialmente em São Paulo.

De acordo com o Climatempo, cidades como Campinas e Ribeirão Preto enfrentarão dias com pancadas de chuva e calor fora de época. Em Campinas, a previsão para a primeira semana do inverno aponta mínima de 13 °C e máxima de até 29 °C. As chuvas devem chegar com mais força a partir de segunda-feira (23), trazendo instabilidade ao longo da semana.

Em Ribeirão Preto, os termômetros devem variar entre 14 °C e 29 °C, com maior incidência de nuvens e pancadas de chuva a partir de terça-feira (24). Já em Araraquara, o tempo será firme no início da semana, mas também muda na terça, com possibilidade de chuva durante o dia e à noite. Por lá, as temperaturas devem oscilar entre 15 °C e 29 °C.

São Carlos também terá um início de inverno com cara de verão chuvoso. A cidade deve registrar pancadas já na segunda-feira (23), com precipitações se estendendo até o sábado (28). As mínimas giram em torno de 15 °C, enquanto as máximas podem chegar a 27 °C.

Segundo o Cepagri da Unicamp, mesmo com a chegada oficial do inverno, os últimos dias de outono já indicam como será o padrão da nova estação: madrugadas e manhãs frias, mas com tardes quentes e secas. As mínimas devem ficar entre 12 °C e 14 °C, enquanto as máximas permanecem próximas a 25 °C.

O inverno seco e mais quente também acende o alerta para queimadas e cuidados com a saúde, especialmente no interior paulista, onde o ar tende a ficar mais seco. A recomendação é aumentar a hidratação, evitar atividades físicas em horários críticos e ficar atento a sinais de problemas respiratórios.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais