Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Santa Catarina realiza simulado de desastres com 260 mil participantes e múltiplos cenários

Simulado de desastres em Santa Catarina mobiliza 256 cidades e 260 mil pessoas, preparando o estado para enfrentar deslizamentos e enchentes.

0:00
Carregando...
0:00

Neste domingo, Santa Catarina realizou um grande simulado de desastres, o maior do Brasil, envolvendo 256 cidades e 260 mil pessoas. O exercício simulou situações como deslizamentos de terra e enchentes, com ações de resgate e apoio às comunidades afetadas. Durante o simulado, foram testadas as respostas a desastres em tempo real, incluindo o deslocamento de equipes e a abertura de abrigos temporários. Em Florianópolis, foi simulado um deslizamento de terra, enquanto em São Bento do Sul e Itajaí, foram simulados alagamentos. O exercício começou com um alerta de emergência enviado para celulares em todo o estado e as informações coletadas serão analisadas pela Defesa Civil. Um novo simulado está agendado para 2026.

Neste domingo, 18 de junho, Santa Catarina realizou o maior simulado de desastres do Brasil, envolvendo 256 cidades e 260 mil pessoas. O exercício teve como foco a preparação para deslizamentos de terra e enchentes, com ações de resgate e apoio às comunidades afetadas.

Os cenários simulados foram baseados nos principais riscos do estado, como deslizamentos em áreas urbanas e rurais, enchentes, queda de barreiras em rodovias e interrupção de serviços essenciais. As atividades começaram às 9h15, com o envio de alertas de emergência para celulares em todo o estado.

Ações Simuladas

Durante o simulado, foram realizadas operações em tempo real, incluindo o deslocamento de equipes, abertura de abrigos temporários e atendimento psicossocial. Em Florianópolis, um deslizamento foi simulado no bairro Costeira do Pirajubaé, onde bombeiros treinaram buscas e resgates. Em São Bento do Sul, o foco foi um alagamento no bairro Serra Alta.

Em Itajaí, o cenário de inundação reproduziu os efeitos de chuvas intensas, afetando cerca de 600 imóveis e 1.800 pessoas. Os bombeiros atuaram na retirada de moradores e no controle da área de risco.

Resultados e Futuro

As informações coletadas durante o exercício serão analisadas pela Defesa Civil e apresentadas oficialmente em 22 de junho. Um novo simulado está agendado para 17 de maio de 2026, com a participação de mais municípios. O treinamento visa aprimorar a resposta a desastres naturais, que são frequentes na região.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais