Uma pesquisa do Datafolha mostra que 80% dos brasileiros sentem medo ao ver alguém de moto se aproximando. O estudo, feito entre 1 e 3 de abril, ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios e revelou que mulheres e idosos têm mais medo do que homens e jovens. Além da moto, outras situações que causam medo incluem esperar o ônibus sozinho, usar o celular na rua e entrar ou sair de casa. Enquanto 55% dos entrevistados afirmaram ter muito medo ao ver alguém de moto, 31% disseram ter pouco medo ao comer em um restaurante. A pesquisa também indica que pessoas em situação de pobreza sentem mais receio de assaltos do que os mais ricos. Esses dados mostram que a sensação de insegurança é comum entre os brasileiros.
Uma pesquisa do Datafolha revela que oitenta por cento dos brasileiros sentem medo ao perceber alguém de moto se aproximando. O levantamento, realizado entre 1 e 3 de abril, ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios e destaca que mulheres e idosos têm mais receio do que homens e jovens.
Além da moto, outras situações que geram medo incluem esperar o ônibus sozinho, usar o celular na rua e entrar ou sair de casa. Cinquenta e cinco por cento dos entrevistados afirmaram ter muito medo ao ver alguém de moto, enquanto trinta e um por cento relataram pouco medo ao comer em um restaurante.
A pesquisa também mostra que a sensação de insegurança é mais intensa entre pessoas em situação de pobreza. Aqueles com menos recursos financeiros sentem mais receio de assaltos em diversas situações cotidianas do que os mais ricos.
Os dados indicam que, apesar de a percepção de segurança variar entre diferentes grupos, a sensação de vulnerabilidade é uma constante na vida dos brasileiros. A pesquisa foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo e apresenta um retrato preocupante da insegurança no país.
Entre na conversa da comunidade