Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lula discute possibilidade de reunião com Trump

Lula busca reabertura de diálogo com Trump para evitar novo tarifaço dos EUA e ampliar vantagem eleitoral, em meio a encaminhamentos para G7

7.mai.2025 - Os presidentes Trump e Lula se encontram na Casa Branca
0:00
Carregando...
0:00
  • Lula disse estar feliz após visitar a Casa Branca em 7 de maio e afirmou voltar ao Brasil mais otimista.
  • Ele planeja enviar a terceira carta a Donald Trump e tentar marcar nova conversa, preferencialmente presencial.
  • O Brasil enfrenta a possibilidade de novo tarifão dos EUA, que pode chegar a 37,5% (25% por suposta concorrência desleal e 12,5% por importar bens produzidos com trabalho forçado).
  • Lula participou de reunião ministerial nesta semana e indicou a intenção de dialogar com Trump; há uma janela para o encontro durante o G7.
  • A leitura de alguns assessores é que a estratégia busca benefícios nacionais; se não houver acordo, a relação pode render ganhos políticos para o adversário de Lula.

O ex-president Luiz Inácio Lula da Silva afirmou estar satisfeito após a visita à Casa Branca em 7 de maio e disse que retorna ao Brasil com mais otimismo, acreditando que o presidente dos EUA, Donald Trump, também ficou mais confiante. A fala ocorreu durante viagem internacional, com a expectativa de que o diálogo entre os dois países avance.

Desde então, as relações entre Brasil e Estados Unidos apresentaram sinais de retraimento. O tema de tarifas volta ao centro, com possibilidade de o Brasil sofrer novo tariffazo que pode chegar a 37,5%, dividido em 25% por alegada concorrência desleal e 12,5% por importação de bens produzidos com trabalho forçado. Mesmo diante dos obstáculos, Lula busca reduzir a hostilidade entre as partes.

Nesta quarta-feira, em reunião ministerial, Lula informou que enviará a terceira carta a Trump e que pretende marcar uma nova conversa, preferencialmente presencial. O objetivo é retomar o diálogo direto entre as lideranças.

Há uma janela de oportunidade no calendário para o encontro. Lula planeja participar da reunião do G7, promovida pelo presidente francês Emmanuel Macron, que será o anfitrião. Trump também confirmou presença no evento.

Análise de bastidores aponta que a operação visualiza riscos baixos. Se a conversa impedir a imposição das tarifas, há ganho para o interesse nacional e possível retorno político para Lula. Caso não haja avanço, a narrativa pode favorecer Flávio Bolsonaro, segundo avaliação de um operador político próximo ao candidato.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais