- Abelardo de la Espriella, candidato de extrema-direita à presidência da Colômbia, prometeu manter uma relação com os Estados Unidos “como nunca antes” se vencer o segundo turno.
- Ele recebeu o apoio público de Donald Trump, que afirmou enviar seu completo e total respaldo ao candidato.
- Trump afirmou, em X (Truth Social), que os resultados da eleição são importantes para o futuro da Colômbia e sua relação com os EUA.
- O apoio de Washington ocorre após o primeiro turno, no qual de la Espriella ficou na frente do candidato governista, em meio a tensões com o governo de Gustavo Petro.
- Os EUA são vistos como determinantes para combater o crime e o narcoterrorismo, segundo o candidato colombiano ao agradecer o apoio de Washington.
O candidato de extrema-direita à presidência da Colômbia, Abelardo de la Espriella, afirmou nesta terça-feira que manterá uma relação com os Estados Unidos “como nunca antes” caso vença o segundo turno. A declaração ocorreu após o apoio recebido de Donald Trump.
De la Espriella venceu o primeiro turno de forma surpreendente, à frente do candidato governista, em meio a um cenário de tensões com o governo de Gustavo Petro. O resultado aponta para um acirramento do embate entre propostas de direita e esquerda.
O ex-advogado milionário confirmou, em entrevista, que busca estreitar laços com Washington, apontando o apoio de Trump. O anúncio foi feito após o político receber o endosso público do ex-presidente.
Apoio de Washington
Trump expressou respaldo ao candidato americano em suas redes, ressaltando a importância dos resultados eleitorais para a relação bilateral. A declaração destaca o impacto que as escolhas colombianas podem ter no âmbito regional.
De la Espriella também sinalizou, em entrevista, que os Estados Unidos são determinantes no combate ao crime e ao narcoterrorismo, justificando o alinhamento político pretendido durante a campanha.
Entre na conversa da comunidade