- Governo Lula estuda lançar o “Desenrola” para devedores adimplentes quitarem dívidas.
- A ideia é atingir quem paga as contas em dia, mas está com dificuldade para arcar com os débitos.
- O programa já atendeu mais de um milhão de pessoas e poderia incluir linha destinada a quem tem capacidade de arcar, mas está apertado financeiramente.
- A proposta previa uma linha de financiamento com juros mais baixos que os do mercado, facilitando o pagamento das dívidas.
- Ainda não houve decisão final; o tema ganha espaço em ano eleitoral.
O governo federal avalia lançar o programa Desenrola voltado a adimplentes, ou seja, pessoas que pagam as dívidas em dia. A ideia é oferecer um caminho para quitar débitos ainda existentes, com foco em ganhos eleitorais junto ao centro.
O tema tem ganhado supporters entre assessores de Lula, que veem potencial de ampliar adesões entre a classe média. A proposta envolve versão do Desenrola destinada a quem pode arcar com as parcelas, mas está com o orçamento apertado.
Já o formato em estudo prevê linha de crédito com juros mais baixos que os praticados no mercado, facilitando o pagamento das dívidas sem comprometer a renda mensal. A equipe avalia impactos fiscais e operacionais.
Potenciais impactos e próximos passos
O presidente ainda não consolidou uma decisão. Caso avance, a implementação dependeria de fontes de financiamento e de critérios de elegibilidade para adimplentes. A ideia é alinhar política social com estratégia econômica.
Entre na conversa da comunidade