- Lula e o ex-presidente Donald Trump se reuniram na Casa Branca, em Washington, na última quarta-feira, dia sete, para tratar de comércio, segurança e minerais estratégicos.
- O encontro sinaliza uma relação mais pragmática entre Brasil e Estados Unidos, com foco em cooperação econômica e defesa.
- Lula afirmou que o Brasil busca relação mais pragmática e cooperação mútua, ampliando comércio e segurança.
- Trump disse que os EUA pretendem fortalecer a relação com o Brasil, ampliando investimentos e parcerias comerciais.
- Os dois discutiram minerais estratégicos, com reservas brasileiras significativas, visando ampliar a cooperação no setor, com participação de ministros e assessores.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com o ex-presidente Donald Trump na Casa Branca, em Washington, na quarta-feira, 7, para tratar de comércio, segurança e minerais estratégicos. O encontro aponta para uma relação mais pragmática entre Brasil e Estados Unidos.
Participaram ministros e assessores de ambos os lados. Lula ressaltou a necessidade de ampliar a cooperação econômica e comercial, bem como fortalecer a segurança e a defesa do Brasil durante o diálogo.
Trump disse que os EUA querem avançar em parcerias com o Brasil, destacando a importância do país na região e no mundo e sinalizando potenciais investimentos conjuntos.
Minerais estratégicos e cooperação econômica
Durante a agenda, destacou-se a pauta de minerais estratégicos, essenciais para a transição energética e tecnologia de ponta. Brasil e EUA buscarão formas de ampliar a cooperação nesse setor.
A visita é interpretada como mudança de postura brasileira, que passa a enfatizar diálogo e ganhos mútuos. A participação de ministros indicou o esforço de avançar em projetos conjuntos e parcerias futuras.
Nos próximos passos, não foram anunciados acordos formais, mas há expectativa de avanços em áreas de interesse comum. A importância da relação pragmática é vista como estímulo a oportunidades econômicas bilaterais.
Entre na conversa da comunidade