Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lorenzo Pazolini renuncia como prefeito de Vitória para disputar governo do ES

Pazolini renuncia para disputar o governo do Espírito Santo; Cris Samorini assume a prefeitura de Vitória

Prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini (Republicanos) — Foto: Divulgação/PMV
0:00
Carregando...
0:00
  • Lorenzo Pazolini renunciou ao cargo de prefeito de Vitória e entregou o pedido à Câmara de Vereadores na manhã de 1º, para disputar o governo do Espírito Santo em 2026.
  • A desincompatibilização do cargo precisa ocorrer até 4 de abril; com a saída, a vice-prefeita Cris Samorini assume a prefeitura.
  • Pazolini chegou a pedir férias da Polícia Civil para viabilizar a campanha; a licença começa em 6 de abril.
  • O governador Renato Casagrande anunciou que deixará o cargo para concorrer ao Senado; o vice-governador Ricardo Ferraço assume o governo a partir de abril.
  • Caso Ferraço dispute e seja eleito, ele assume um segundo mandato como governador em janeiro de 2027.

Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória, entregou seu pedido de renúncia à Câmara de Vereadores na manhã desta quarta-feira (1º). A saída visa viabilizar a candidatura às eleições de 2026, conforme orientação legal de desincompatibilização. A renúncia ocorre após o pedido ter sido feito em 22 de janeiro e deferido no dia seguinte.

Pelo calendário eleitoral, quem pretende disputar precisa se desincompatibilizar até 4 de abril. Com a renúncia, a vice-prefeita Cris Samorini assume o comando da capital capixaba. Pazolini, filiado ao Republicanos, chegou a cogitar férias na Polícia Civil para a campanha.

Pelo contexto, Pazolini busca viabilizar a postulação ao governo do Espírito Santo, levando em conta a necessidade de deixar a prefeitura antes do período pré-eleitoral. A licença de afastamento dele começa em 6 de abril, primeiro dia útil após o prazo de desincompatibilização.

Mudanças no governo do Espírito Santo

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou a renúncia do cargo para concorrer ao Senado, com o vice Ricardo Ferraço (MDB) assumindo o governo a partir de abril. Casagrande deixa o Palácio Anchieta um mês antes do fim do período permitido para mudança de cargo.

Ferraço assume oficialmente em abril e, se vencer a eleição deste ano, poderá compor o segundo mandato em 2027. A decisão ocorre dentro do prazo legal estabelecido para desincompatibilização, com o prazo final em 4 de abril, seis meses antes do 1º turno marcado para 4 de outubro.

Nos bastidores, Ferraço é visto como pré-candidato do governo Casagrande para disputar o Palácio Anchieta novamente. Casagrande afirmou o compromisso de manter as ações de transformação em curso no estado.

Fonte: Vinicius Zagoto, A Gazeta

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais