- O senador Rodrigo Pacheco comunicou aos integrantes do PSB que se filiará ao partido, com ato público previsto para quarta-feira, em Brasília.
- Lula tem pressionado para que Pacheco aceite disputar o governo de Minas Gerais e dê palanque ao petista no segundo maior colégio eleitoral do país.
- Aliados dizem que a filiação será meramente formal e que a decisão sobre a candidatura sairá entre julho e início de agosto.
- Pacheco preferia indicar o próprio para o Supremo Tribunal Federal (STF), mas Lula escolheu o advogado-geral da União, Jorge Messias.
- Além do PSB, Pacheco recebeu convites de União Brasil e MDB, mas a tendência atual é filiá-lo ao PSB, com foco em palanques mineiros.
O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) comunicou a integrantes do PSB que se filiaria ao partido. O ato de filiação está marcado para esta quarta-feira, 1º, em Brasília. A medida é parte de movimentos no tabuleiro mineiro e nacional.
Conforme apurado, Lula tem cobrado de Pacheco a aceitação de ser candidato a governador de Minas e dar palanque ao PT no segundo maior colégio eleitoral do país. A estratégia visa fortalecer a chapa governista, dependendo de ações futuras.
Aliados de Pacheco afirmam que a filiação será, por ora, sobretudo administrativa, sem garantia de candidatura ao Palácio Tiradentes. A decisão final pode ocorrer perto das convenções entre julho e começo de agosto.
Panorama político em Minas
A expectativa é de que o ex-presidente do Senado avalie opções futuras, incluindo alianças com União Brasil ou MDB, embora haja resistência interna nesses partidos. Em Minas, as conversas para reeditar aliança com o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, não avançaram.
Pacheco chegou a ser informado de que Lula indicaria para o STF, mas o presidente optou pelo advogado-geral da União, Jorge Messias. O apoio de Pacheco pode ainda contemplar frentes amplas que envolvam diferentes siglas e segmentos do espectro político.
Além do cenário estadual, o PT reforçou alianças com o PSB. O líder petista confirmou que Geraldo Alckmin permanecerá como vice na chapa de Lula, e o PSB acrescentou Simone Tebet ao time, como candidata a senadora em São Paulo.
Nesta terça-feira, 31, o ex-procurador Jarbas Soares anunciou a saída do Ministério Público de Minas Gerais, movendo-se para a arena política. Soares é cotado para disputar o Senado ao lado de Marília Campos ou como vice em uma eventual chapa com Pacheco.
O restante da chapa governista em Minas permanece em definição. A única confirmação é a candidatura de Marília Campos, que renunciou recentemente à prefeitura de Contagem. O cenário mineiro segue em aberto, com negociações em curso entre várias siglas.
Entre na conversa da comunidade