Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lula acusa especulação e oportunismo por alta de combustível no Brasil

Lula atribui alta de combustíveis à especulação diante da guerra; governo anuncia isenção fiscal, exportação e subsídios para conter preços

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: Ricardo Stuckert/PR
0:00
Carregando...
0:00
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o aumento dos combustíveis no Brasil ocorreu porque “está cheio de gente que gosta de tirar proveito da desgraça” e citou a crise internacional causada pelo conflito entre EUA e Irã.
  • Ele disse que, apesar de o país ter reduzido preços para evitar repasse, pressões de terceiros ajudam a elevar o custo do petróleo.
  • Na semana passada, o governo anunciou medidas para reduzir o preço do combustível, incluindo o veto de impostos sobre o combustível.
  • Também foram anunciados aumento do imposto de exportação sobre o petróleo, subvenção aos produtores e importadores de diesel e ações para fiscalizar o repasse do custo ao consumidor.
  • O governo avalia pedir indenização por danos morais e materiais coletivos contra distribuidoras e postos de combustíveis, por alegados aumentos abusivos, em ação coordenada pela Advocacia-Geral da União.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que o aumento do preço dos combustíveis no Brasil ocorre porque há pessoas que lucram com a desgraça. O tema ganhou destaque após o cenário de tensão global envolvendo guerra no Oriente Médio e oscilações no mercado de petróleo.

Lula citou o repasse internacional do preço do barril e disse que, mesmo com decisões para impedir alta local, há fatores que elevam os custos. O governo vinha acompanhando a escalada do petróleo, que passou a influenciar o preço final dos combustíveis no país.

Na semana passada, o governo anunciou medidas para conter o impacto da valorização do petróleo, entre elas a suspensão de impostos sobre o combustível. Também foi informado aumento do imposto de exportação do petróleo, além de subsídios a produtores e importadores de diesel e ações para fiscalizar o repasse ao consumidor.

Medidas do governo

O governo federal avalia ainda pedir indenização por danos morais e materiais coletivos contra distribuidoras e postos de combustíveis, segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), para conter o aumento do diesel. A ofensiva busca coibir supostos aumentos abusivos sem justificativa de mercado.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais