Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Presidente da Venezuela pede fim de sanções dos EUA

Delcy Rodríguez cobra fim das sanções dos EUA após reunião com ministros colombianos em Caracas, destacando cooperação econômica e energética

Presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, em Caracas 11/08/2025 REUTERS/Gaby Oraa
0:00
Carregando...
0:00
  • Autoridades colombianas de alto escalão reuniram-se com autoridades venezuelanas em Caracas nesta sexta-feira para tratar de cooperação energética, segurança e comércio.
  • A presidente interina venezuelana, Delcy Rodríguez, afirmou que as reuniões foram produtivas e pediu o fim das sanções dos Estados Unidos contra a Venezuela.
  • A reunião presencial entre Venezuela e Colômbia foi a primeira desde a destituição de Nicolás Maduro, no início de janeiro; o encontro com o presidente colombiano Gustavo Petro foi cancelado por força maior.
  • Rodríguez destacou que a colaboração entre os dois países deve ser economicamente frutífera, alinhada à visão de Simón Bolívar.
  • A mesma sexta-feira viu o governo dos EUA ampliar isenções de sanções para facilitar investimentos em energia e permitir a exportação de fertilizantes.

O presidente interino da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou que autoridades colombianas e venezuelanas conversaram nesta sexta-feira, 13, em Caracas. O foco foi cooperação energética, segurança e comércio, com avaliação de reuniões produtivas.

As autoridades colombianas de alto escalão, incluindo os ministros das Relações Exteriores e da Defesa, participaram da reunião. A sinalização é de retomada de canais diplomáticos após a destituição de Nicolás Maduro no início de janeiro.

A agenda permaneceu centrada na melhoria de mecanismos bilaterais e no papel de Bolívar na visão comum entre os dois países. Rodríguez também pediu o fim das sanções antigas impostas pelos EUA contra a Venezuela.

A previsão inicial era um encontro entre Rodríguez e o presidente colombiano Gustavo Petro, que acabou cancelado por motivos de força maior. Não houve confirmação pública de nova data para o encontro presidencial.

Pedido por alívio de sanções

Rodríguez destacou que a cooperação deve gerar ganhos econômicos para os dois países. Em tom firme, pediu a suspensão de medidas coercitivas unilaterais que atingem comunidades venezuelanas e latino-americanas.

A fala ocorreu após fortalecer a relação com investidores e autoridades americanas, quando a Venezuela buscou atrair investimentos em petróleo e mineração. Em Caracas, o governo venezuelano sinalizou abertura a investimentos externos.

Na mesma semana, os EUA ampliaram as isenções de sanções para facilitar investimentos no setor de energia e permitir exportação de fertilizantes à Venezuela, conforme anúncio realizado em Washington.

A agenda diplomática entre Caracas e Bogotá segue como teste de cooperação regional. O objetivo declarado é estabilizar relações, ampliar comércio e consolidar acordo energético entre as nações.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais