Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Eduardo Leite defende que Senado apure relações entre Vorcaro e ministros do STF

Leite defende apuração no Senado sobre relação entre Vorcaro, dono do Banco Master, e ministros do STF, com impeachment previsto se houver ilegalidades; pede reforçar código de conduta

Pré-candidato à Presidência pelo PSD, governador gaúcho aposta em discurso de centro em disputa por cabeça de chapa. (Foto: Maurício Tonetto/Gov RS)
0:00
Carregando...
0:00
  • O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), afirmou que o Senado deve apurar o envolvimento de ministros do STF com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e pode pedir impeachment se houver ilegalidades comprovadas.
  • Ele destacou que há um conjunto incipiente de provas em apuração e que é preciso respeitar o devido processo.
  • Leite defendeu avanço do Código de Conduta para melhorar o ambiente; se não for pelo STF, o Congresso pode estabelecer regras de conduta severas para os ministros da Suprema Corte.
  • A proposta do presidente do STF, Edson Fachin, está sob relatoria da ministra Carmen Lúcia e depende de negociação entre os magistrados.
  • O governador lançou sua pré-candidatura à Presidência pelo PSD, em manifesto que critica a polarização e propõe um novo pacto pela governabilidade democrática.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), defendeu que o Senado investigue o possível envolvimento de ministros do STF com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. A possibilidade de impeachment deve ser considerada se ficar comprovada a ilegalidade dessas relações. A declaração ocorreu durante evento do SindHosp, em São Paulo, nesta quinta-feira (12).

Leite afirmou que há um conjunto incipiente de provas em apuração e que o devido processo precisa ser respeitado. A ideia é responsabilizar os envolvidos pelo Senado caso as evidências se confirme. O governador também sugeriu avanço de normas éticas para o Judiciário, mesmo que o caminho não seja pelo Supremo.

O governador gaúcho defendeu que o ambiente institucional seja aprimorado para evitar novas faltas éticas, citando a necessidade de etapas adicionais no Código de Conduta. Ele mencionou que o Congresso pode instituir regras mais rígidas para os ministros da Suprema Corte, caso não haja apoio imediato dentro do STF. A situação envolve a proposta de Edson Fachin, sob relatoria de Carmen Lúcia, ainda em negociação entre magistrados.

Paralelamente, Eduardo Leite lançou sua pré-candidatura à Presidência por meio de um manifesto ao Brasil, que critica a polarização e defende um novo pacto pela governabilidade democrática. O documento integra o trio de presidenciáveis do PSD, ao lado de Ratinho Júnior (Paraná) e Ronaldo Caiado (Goiás).

No projeto político do grupo, Leite busca atrair a chamada esquerda não lulista e a direita não bolsonarista, combinando temas sociais com a agenda de liberdade econômica. Ratinho Júnior sustenta um caminho próximo ao da direita democrática, defendendo enxugamento da máquina pública sem abandonar o cuidado com as camadas mais humildes.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais