Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Leite oficializa pré-candidatura à presidência pelo PSD

Leite formaliza candidatura presidencial pelo PSD, defendendo despolarização e uma terceira via diante da polarização entre campos

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul — Foto: Maurício Tonetto/Secom
0:00
Carregando...
0:00
  • Eduardo Leite anunciou pré-candidatura à presidência pelo PSD, apresentando um manifesto com propostas e afirmando buscar uma terceira via.
  • O governador do Rio Grande do Sul se diferencia de Ratinho Júnior e Ronaldo Caiado, que também são pré-candidatos do PSD.
  • O grupo trabalha para definir o nome que possa aglutinar a maior base de apoio, sob a liderança de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD.
  • Leite afirmou que defende despolarização e um projeto nacional independente, sem se alinhar a Lula ou a Bolsonaro.
  • Os três pretendem participar de agenda em São Paulo para acompanhar filiações de deputados estaduais ao PSD entre sexta, sábado e segunda-feira, com decisão sobre o candidato até abril.

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul pelo PSD, formalizou sua pré-candidatura à presidência em publicação nas redes sociais. O anúncio veio acompanhado de um “manifesto ao Brasil” com propostas para o país. Leite busca se posicionar como uma via alternativa à polarização.

O gaúcho tenta se diferenciar de Ratinho Júnior, governador do Paraná, e Ronaldo Caiado, governador de Goiás. Ambos também são pré-candidatos pelo PSD, que ainda está definindo qual nome disputará o Palácio do Planalto. A escolha é tarefa do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab.

Kassab já indicou que não haverá prévias para definir o candidato, mas Leite afirma que Kassab não é o único ator do processo decisório. O grupo de liderança do PSD planeja intensificar encontros e diálogos com vistas a consolidar o nome em apoio suficiente para ir ao segundo turno.

Nesta agenda, os três pré-candidatos vão atuar juntos em São Paulo entre 6 e 9 de março, acompanhando a filiação de deputados estaduais paulistas ao PSD. A expectativa é que o processo de definição avance nas próximas semanas, com expectativa de conclusão até abril.

Leite migrou do PSDB para o PSD em maio de 2025. Ratinho Jr. já surgia cotado no início do ano como pré-candidato, seguido por Caiado, que deixou o União Brasil. O PSD pretende, nesse cenário, combinar as propostas de seus três nomes para apresentar uma candidatura única.

O governador criticou a polarização eleitoral e ressaltou a importância de um projeto nacional capaz de despolarizar o ambiente político. Segundo Leite, o Brasil precisa de um caminho que una setores da sociedade e reduza a radicalização.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais