Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Alckmin confirma saída do Ministério da Indústria no início de abril

Alckmin deixará o Ministério da Indústria em abril para cumprir desincompatibilização e disputar as eleições deste ano

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). Foto: Cadu Gomes/VPR
0:00
Carregando...
0:00
  • O vice-presidente Geraldo Alckmin confirmou que deixará o Ministério da Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em abril, prazo de desincompatibilização para concorrer nas eleições deste ano.
  • O presidente Lula elogiou Alckmin, mas sinalizou que ele pode ter um papel a cumprir na chapa de São Paulo, abrindo espaço para avaliações internas.
  • Uma ala do PT defende abrir a cadeira de Alckmin para alguém do MDB, visando ampliar as alianças no estado.
  • Se não houver espaço no Planalto, Alckmin pode enfrentar o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na corrida ao governo de São Paulo.
  • Em 2022, o estado foi vencido por Jair Bolsonaro por cerca de 2,7 milhões de votos, mesmo com Alckmin recebendo 11,5 milhões de eleitores.

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, deve deixar o cargo em abril. O prazo é o estabelecido para desincompatibilização de candidatos nas eleições deste ano.

A informação foi anunciada nesta quinta-feira. O objetivo é cumprir as regras para disputar a reeleição ou concorrer a outro cargo, conforme o calendário eleitoral.

Entre as possibilidades, o Palácio do Planalto avalia manter espaço na chapa para aliados do MDB, buscando ampliar alianças políticas. O movimento ocorre em meio a negociações estratégicas no entorno do governo.

Desenho político para São Paulo

Alguns relatos indicam que, se não houver espaço no Planalto, Alckmin pode disputar o governo de São Paulo contra Tarcísio de Freitas. O tema ganha relevância pelo peso eleitoral do estado, o maior colégio do país.

Em 2022, o estado registrou uma vitória de Jair Bolsonaro no pleito presidencial, com margens expressivas de votos, e registrou grande participação eleitoral. A disputa paulista segue como prioridade estratégica para as alianças nacionais.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais