- O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, vai se reunir com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, às margens da Conferência de Segurança de Munique.
- Esta será, no mínimo, a segunda reunião presencial entre Rubio e Wang Yi.
- O encontro ocorre enquanto Washington e Pequim avaliam uma possível visita do presidente Donald Trump à China em abril.
- Ainda neste mês, Trump teve uma ligação telefônica com o presidente chinês Xi Jinping que o republicano descreveu como “muito positiva”.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, vai se encontrar com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, à margem da Conferência de Segurança de Munique, segundo um funcionário americano. O encontro ocorre em Munique, na Alemanha, e faz parte da gestão das relações com a China, com a possibilidade de a visita do presidente Donald Trump à China ocorrer em abril.
Este será, no mínimo, o segundo encontro presencial entre Rubio e Wang Yi. O primeiro ocorreu anteriormente neste mês, com Trump conversando por telefone com o presidente chinês Xi Jinping, uma conversa que o republicano descreveu como positiva.
A agenda acontece em meio a tentativas de manter canais abertos entre Washington e Pequim, mesmo com divergências em áreas como comércio e segurança regional. O objetivo indicado é avançar em temas de interesse bilateral e de segurança global.
A reportagem é de Humeyra Pamuk, com edição de James Mackenzie.
Entre na conversa da comunidade