- A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, reuniu-se com a enviada dos EUA, Laura Dogu, no Palácio de Miraflores.
- O objetivo foi retomar gradualmente as relações bilaterais e discutir a agenda de trabalho entre os dois países.
- O ministro das Relações Exteriores, Yvan Gil, disse que a conversa abordou temas energéticos, comerciais, políticos e econômicos.
- Félix Plasencia viajará a Washington nos próximos dias para atuar como representante diplomático da Venezuela; Jorge Rodríguez participou da reunião.
- A embaixada dos EUA reiterou as três fases para a Venezuela: estabilização, recuperação econômica, reconciliação e transição, conforme delineado pelo secretário de Estado. Além disso, foi mencionado um acordo para exportar até US$ 2 bilhões em petróleo venezuelano para os Estados Unidos.
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, reuniu-se com a enviada dos Estados Unidos, Laura Dogu, em meio ao retorno gradual das relações bilaterais rompidas em 2019. O encontro ocorreu no palácio Miraflores e tratou da agenda de trabalho entre os dois países.
Segundo o governo venezuelano, a conversa abordou temas energéticos, comerciais, políticos e econômicos. O ministro das Relações Exteriores, Yvan Gil, destacou a busca por um roteiro de diálogo baseado no respeito mútuo e no direito internacional.
Além disso, Félix Plasencia, ex-chanceler e ex-embaixador na China, viajará a Washington nos próximos dias para atuar como representante diplomático da Venezuela. O irmão de Delcy, Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional, participou da reunião, assim como Gil.
Avanço diplomático
A embaixada dos EUA informou que Dogu discutiu com autoridades venezuelanas as três fases delineadas pelo secretário de Estado, Marco Rubio: estabilização, recuperação econômica e reconciliação, além de transição.
O governo venezuelano afirmou que as partes se propuseram a avançar um roteiro para tratar de questões de interesse bilateral por meio do diálogo diplomático. O comunicado enfatizou a importância do respeito mútuo e do direito internacional.
Contexto da relação bilateral e ações recentes
O texto observa ainda que, nos últimos meses, houve tensão entre os dois países, com mudanças no governo e avanços regulatórios internos. A reunião reforça o esforço para normalizar intercâmbios, inclusive em setores estratégicos como energia e comércio.
O material também menciona que, no âmbito interno, houve propostas governamentais, como uma proposta de lei de anistia voltada a centenas de prisioneiros, tema apontado pela oposição e por grupos de direitos humanos.
Entre na conversa da comunidade