- O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que entregará o cargo no dia 20 de março, para concorrer ao governo do estado.
- A renúncia ocorre dentro do prazo legal de até seis meses antes das eleições, que será realizada em outubro.
- Paes entregará o cargo ao vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, também filiado ao PSD, que foi secretário de Meio Ambiente e da Casa Civil.
- Esta é a segunda tentativa de Paes de chegar ao governo do estado; a primeira ocorreu em 2018, quando disputou pela formação que hoje compõe o União Brasil.
- Paes já foi vereador, deputado federal e prefeito em quatro mandatos, tendo vencido a prefeitura do Rio novamente em 2024 no primeiro turno.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou que deixará o cargo em 20 de março para disputar o governo estadual. A decisão atende à lei eleitoral, que exige a desincompatibilização até quatro meses antes das eleições, ou seis meses em casos específicos.
No sábado, Paes participou de um evento em um bar da cidade e informou que formalizará a renúncia no dia 20 de março. O vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, também filiado ao PSD, deverá assumir a prefeitura, sendo um dos parceiros de confiança de Paes. Cavaliere já exerceu os cargos de secretário de Meio Ambiente e da Casa Civil.
Paes tenta chegar ao governo do estado pela segunda vez. Em 2018, disputou o pleito pela primeira vez, no then-Democratas, hoje União Brasil, mas foi ultrapassado por Wilson Witzel, que venceu no segundo turno e acabou afastado em 2021 após impeachment. Paes já passou por quatro eleições para a prefeitura.
Eleito pela primeira vez em 2008, foi reeleito em 2012 e, após um hiato, voltou a concorrer à prefeitura em 2020, quando derrotou Marcelo Crivella. Em 2024, venceu a disputa no primeiro turno, mantendo-se no cargo até a renúncia prevista para 20 de março.
Entre na conversa da comunidade