Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Paes anuncia saída da prefeitura do Rio em 20 de março

Paes deixa a prefeitura do Rio em vinte de março para concorrer ao governo do estado; cargo será entregue ao vice Eduardo Cavaliere

O prefeito do Rio, Eduardo Paes. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
0:00
Carregando...
0:00
  • O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que entregará o cargo no dia 20 de março, para concorrer ao governo do estado.
  • A renúncia ocorre dentro do prazo legal de até seis meses antes das eleições, que será realizada em outubro.
  • Paes entregará o cargo ao vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, também filiado ao PSD, que foi secretário de Meio Ambiente e da Casa Civil.
  • Esta é a segunda tentativa de Paes de chegar ao governo do estado; a primeira ocorreu em 2018, quando disputou pela formação que hoje compõe o União Brasil.
  • Paes já foi vereador, deputado federal e prefeito em quatro mandatos, tendo vencido a prefeitura do Rio novamente em 2024 no primeiro turno.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou que deixará o cargo em 20 de março para disputar o governo estadual. A decisão atende à lei eleitoral, que exige a desincompatibilização até quatro meses antes das eleições, ou seis meses em casos específicos.

No sábado, Paes participou de um evento em um bar da cidade e informou que formalizará a renúncia no dia 20 de março. O vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, também filiado ao PSD, deverá assumir a prefeitura, sendo um dos parceiros de confiança de Paes. Cavaliere já exerceu os cargos de secretário de Meio Ambiente e da Casa Civil.

Paes tenta chegar ao governo do estado pela segunda vez. Em 2018, disputou o pleito pela primeira vez, no then-Democratas, hoje União Brasil, mas foi ultrapassado por Wilson Witzel, que venceu no segundo turno e acabou afastado em 2021 após impeachment. Paes já passou por quatro eleições para a prefeitura.

Eleito pela primeira vez em 2008, foi reeleito em 2012 e, após um hiato, voltou a concorrer à prefeitura em 2020, quando derrotou Marcelo Crivella. Em 2024, venceu a disputa no primeiro turno, mantendo-se no cargo até a renúncia prevista para 20 de março.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais