- Ronaldo Caiado anunciou sua filiação ao PSD na noite de quarta-feira, 27, após resistência do União Brasil para viabilizar sua pré-candidatura à Presidência.
- O anúncio foi feito em vídeo ao lado dos governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Ratinho Júnior, do Paraná, ambos do PSD e também pré-candidatos.
- Caiado disse que vem de um partido tradicional e busca contribuir com a discussão nacional para a eleição de 2026.
- O governador goiano descreveu a acolhida como um “gesto de total desprendimento”.
- O movimento ocorre em meio ao objetivo de viabilizar a candidatura presidencial diante de dificuldades no União Brasil.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou nesta quarta-feira (27) a filiação ao PSD, após enfrentar resistência do União Brasil para viabilizar sua pré-candidatura à Presidência. A formalização ocorreu por meio de um vídeo, ao lado de dois governadores do PSD.
Ao lado de Caiado estavam os chefes do executivo Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Ratinho Júnior, do Paraná, que também pretendem concorrer ao Palácio do Planalto. A participação dos dois no anúncio reforça o apoio regional ao movimento.
Caiado disse que, apesar de ter um caminho de partido desde o início, busca contribuir com a discussão nacional para as eleições de 2026. O governador afirmou ter sido recebido no PSD com um gesto de desprendimento e apoio à operação política.
Contexto e próximos passos
A filiação ocorre em meio a movimentos de alianças para a corrida presidencial e pode reorganizar o cenário de apoio a candidatos de centro-direita no próximo pleito. A decisão ainda precisa de confirmação institucional dentro das legendas envolvidas.
Entre na conversa da comunidade