- Lula se reuniu com o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, no Panamá, no hotel onde está hospedado.
- Kast, de direita, foi eleito em dezembro e tomará posse em março; tem histórico de críticas a Lula e apoio a Jair Bolsonaro.
- Esta foi a primeira reunião entre Lula e Kast.
- Antes do encontro, Lula afirmou ter conversado com o atual presidente do Chile, Gabriel Boric.
- Em Panamá para o Fórum Econômico Internacional da América Latina e do Caribe, Lula assinará acordo de cooperação e facilitação de investimentos entre Brasil e Panamá.
Lula da Silva e José Antonio Kast participaram de uma reunião nesta terça-feira no Panamá, durante o Fórum Econômico da América Latina e Caribe. O encontro foi realizado no hotel onde o brasileiro está hospedado, apenas uma hora antes de Kast assumir a presidência do Chile, em março.
Kast, líder de direita eleito no Chile em dezembro, mantém histórico de críticas a Lula e apoio a Jair Bolsonaro. A reunião marca o primeiro encontro entre os dois chefes de Estado desde a eleição chilena. Lula já havia parabenizado Kast pelas redes sociais.
Antes do encontro com Kast, Lula informou ter conversado com o atual presidente chileno, Gabriel Boric. Ambas as lideranças participam do fórum em meio a debates sobre cooperação regional e investimentos.
No Panamá e no encontro
Ao final da manhã, ficou acordado que Lula assinará, durante o evento, um acordo de cooperação e facilitação de investimentos entre Brasil e Panamá. O acordo deve estabelecer regras de proteção a investimentos entre os dois países, fortalecendo a atuação econômica conjunta.
Participaram do fórum, além de Lula e Kast, os presidentes Rodrigo Paz, da Bolívia, e Daniel Noboa, do Equador, além da primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e do premier da Jamaica, Andrew Holness.
Entre na conversa da comunidade