- O ministro alemão das Relações Exteriores, Johann Wadephul, afirmou que Groenlândia pertence à Dinamarca e, em princípio, fica sob a defesa da OTAN.
- A declaração ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, relembrar a ameaça de tomar a Groenlândia, agravando a cautela entre aliados da OTAN.
- Wadephul informou que, se houver necessidade, o fortalecimento da proteção à Groenlândia pode ser discutido no âmbito da OTAN.
- O diplomata também mencionou a situação na Venezuela, destacando que Maduro e mudanças políticas influenciam o ambiente internacional.
- Como a Dinamarca é membro da OTAN, Groenlândia fica, em princípio, sujeita à defesa da aliança, conforme afirmado pelo ministro.
O ministro alemão das Relações Exteriores afirmou, nesta segunda-feira, que a Groenlândia, administrada pela Dinamarca, pode entrar na agenda de defesa da OTAN caso haja necessidade de reforçar a proteção. A declaração ocorreu em Londres, após novas ameaças de Donald Trump sobre a Groenlândia.
Wadephul destacou que, como a Groenlândia pertence à Dinamarca, que é membro da OTAN, o território fica, em princípio, sujeito à defesa da aliança. Se surgirem novas exigências para fortalecer a defesa, elas deverão ser discutidas dentro da OTAN.
O ministro também comentou a situação na Venezuela, questionando a remoção de Nicolás Maduro e defendendo que o povo venezuelano decida o seu futuro em eleições livres. As declarações ocorrem em um cenário de tensões internacionais envolvendo as autoridades americanas e europeias.
Contexto internacional
A Groenlândia voltou ao debates globais após o ressurgimento de ameaças de Trump de tomar o território, visto como estratégico para defesa e recursos. A discussão na OTAN ocorre em meio a pressões sobre a política externa dos EUA e a estabilidade regional.
Entre na conversa da comunidade