Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

PM dinamarquês pede a Trump que cesse ameaças de tomar a Groenlândia

Dinamarca pede a Trump que cesse ameaças de tomar Groenlândia, enfatizando que EUA não tem direito de anexar território dinamarquês

Denmark's Prime Minister Mette Frederiksen delivers New Year's speech at Marienborg
0:00
Carregando...
0:00
  • A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, pediu a Donald Trump que pare de ameaçar tomar a Groenlândia.
  • Trump disse à The Atlantic que “we need Greenland, absolutely” para defesa.
  • Frederiksen afirmou que os EUA não têm direito de anexar território do reino dinamarquês e exigiu o fim das ameaças.
  • O gabinete da Groenlândia não respondeu de imediato; já havia tensões anteriores relacionadas ao tema.
  • A Groenlândia é território autônomo dinamarquês com posição estratégica entre Europa e América e rica em minerais, tema que envolve interesses dos EUA.

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, pediu a Donald Trump que cesse as ameaças de tomar a Groenlândia. O comentário veio após o presidente dos EUA reiterar, em entrevista à The Atlantic, o desejo de adquirir a ilha.

Frederiksen afirmou que não faz sentido falar em anexação, destacando que os EUA não têm direito de incorporar partes do Reino da Dinamarca. A líder dinamarquesa reforçou que Groenlândia é território dinamarquês e não está à venda.

O gabinete groenlandês não respondeu de imediato a pedidos de comentário, fora do horário comercial. A tensão seguia após debates anteriores sobre o interesse americano na ilha ártica.

Contexto estratégico

Trump nomeou, em 21 de dezembro, Jeff Landry como enviado especial à Groenlândia, intensificando as críticas de Dinamarca e Groenlândia. A ilha Atlântica possui posição geográfica estratégica entre Europa e América do Norte.

Além da importância militar, o território abriga recursos minerais de grande interesse humano e empresarial. A Groenlândia desfruta de autogoverno desde 2009, mas depende de subsídios dinamarqueses para sustentar muitos serviços.

O tema volta a colocar em evidência o relacionamento entre Washington, Copenhague e a Groenlândia, com investigações sobre defesa ártica e cooperação econômica no centro das discussões.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais