- O vice‑ministro dos Negócios Estrangeiros do Irã, Majid Takht-Ravanchi, afirmou que o Irã está pronto para dar passos necessários para fechar um acordo com os Estados Unidos.
- As negociações devem ocorrer na quinta-feira, em Genebra, com representantes dos EUA e uma delegação iraniana.
- Takht-Ravanchi disse que entrarão na rodada de talks com total honestidade e boa‑fé.
- A Casa Branca informou que a diplomacia é a primeira opção do presidente, mas que o uso da força também pode ocorrer se for necessário.
- Um alto funcionário iraniano disse a Reuters que Teerã pode considerar enviar metade do urânio altamente enriquecido para o exterior, diluir o restante e participar de um consórcio regional de enriquecimento, em troca do reconhecimento do direito iraniano ao enriquecimento pacífico e do alívio de sanções.
Iran diz estar disposto a tomar medidas necessárias para fechar acordo com EUA, enquanto negociações voltam a ocorrer
O governo iraniano afirmou que está preparado para adotar quaisquer passos necessários para chegar a um acordo com os Estados Unidos. A declaração foi feita pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Majid Takht-Ravanchi, nesta terça-feira, em preparação para nova rodada de conversas.
As negociações devem ocorrer na quinta-feira em Genebra, disse uma autoridade dos EUA. Diplomatas norte-americanos Steve Witkoff e Jared Kushner devem se reunir com uma delegação iraniana, segundo fontes oficiais.
Os contatos foram retomados neste mês, em meio ao aumento da presença militar dos EUA no Oriente Médio. O Irã já advertiu que pode atacar bases americanas na região se for atacado, elevando o tom das negociações.
Takht-Ravanchi afirmou que o Irã entrará na mesa de negociações em Genebra com transparência e boa-fé, buscando um acordo o quanto antes. O governo iraniano mantém a posição de defender o direito ao enriquecimento nuclear pacífico.
Um alto funcionário iraniano citado pela Reuters na semana passada disse que Teerã pode considerar medidas como envio parcial de urânio para fora do país, diluição do estoque restante e participação em um consórcio regional de enriquecimento, em troca do reconhecimento internacional do direito iraniano ao enriquecimento pacífico e de saneamento de sanções.
O porta-voz da Casa Branca reiterou que a diplomacia é a primeira opção para Washington, mas indicou disposição de empregar força se for necessário, mantendo a linha de dissuasão frente a avanços iranianos.
Na temporada anterior de contatos indiretos, não houve acordo, principalmente por divergências sobre a exigência dos EUA de que o Irã cesse o enriquecimento no solo iraniano, considerado por Washington como caminho para armas nucleares.
Entre 2024 e 2025, ataques a sites nucleares iranianos realizados por Israel e EUA reduziram a capacidade de enriquecimento, embora haja estimativas de estoques enriquecidos previamente mantidos pelo Irã, ponto de discórdia com Washington.
As negociações atuais ocorrem em meio a pressões para aliviar sanções econômicas sobre o Irã, ao mesmo tempo em que se busca evitar contenção nuclear na região.
Entre na conversa da comunidade