- O Ministério da Saúde assinou a ordem de serviço para a primeira UBSI no Rio Grande do Norte, na aldeia Amarelão, em João Câmara, com investimento federal de cerca de R$ 1 milhão.
- A unidade deve beneficiar mais de 5,4 mil indígenas de quatro etnias: Tapuia Paiacu, Tapuia Tarairiú, Potiguara e Caboclos do Açu.
- É a primeira estrutura de saúde indígena em territórios sem Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), com o DSEI Potiguara (Paraíba) estruturando equipes para essa população.
- O planejamento começou em 2024, com cadastramento das famílias; em 2025 foram contratados profissionais de saúde; em 2026 estão previstas ações de logística e infraestrutura.
- Um Grupo de Trabalho, criado em outubro de 2025, discute a reestruturação dos DSEI e a criação de um novo DSEI no RN, definindo critérios técnicos, territoriais e orçamentários.
O Rio Grande do Norte passa a registrar a presença de uma Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) pela primeira vez. A assinatura da ordem de serviço ocorreu em 2 de fevereiro, em João Câmara, com foco em atender comunidades indígenas da região. O investimento federal é de cerca de 1 milhão de reais e a iniciativa visa beneficiar mais de 5,4 mil indígenas.
A UBSI será a primeira unidade desse tipo em territórios sem um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). Para viabilizar o atendimento, a Sesai estruturou o DSEI Potiguara (Paraíba) para organizar equipes que atendam quatro etnias tradicionais da região: Tapuia Paiacu, Tapuia Tarairiú, Potiguara e Caboclos do Açu. A UBSI do tipo II será construída na aldeia Amarelão, em João Câmara.
A movimentação consolida a presença da saúde indígena no mapa do estado e do país, assegurando atendimento específico às comunidades. Segundo o secretário Weibe Tapeba, levar o serviço a estados sem DSEI representa compromisso institucional do Ministério da Saúde com povos historicamente negligenciados. O objetivo é oferecer uma atenção integral e diferenciada.
O planejamento para atendimento teve início em 2024, com cadastramento de famílias em todas as aldeias da região. Em 2025, profissionais de saúde já foram contratados para atuar nessas comunidades. Para 2026, estão previstas ações adicionais ligadas à logística e à infraestrutura.
Grupo de Trabalho e perspectivas
A implantação de um DSEI no RN é tema de debate no Grupo de Trabalho para Reestruturação dos DSEI, criado pela Secretaria de Saúde Indígena em outubro de 2025. O grupo realiza diagnósticos para identificar territórios que demandem ajustes na estrutura dos DSEI.
Com base nesses levantamentos, serão definidos critérios técnicos, estratégicos e operacionais para a reestruturação. A análise leva em conta população atendida, extensão territorial, infraestrutura, recursos humanos, acessibilidade e viabilidade orçamentária.
Entre na conversa da comunidade