Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Ministério da Saúde incentiva doação de sangue na Supercopa 2026 em Brasília

Ministério da Saúde promove doação de sangue na Supercopa do Brasil 2026, com mensagens de conscientização e participação de torcedor mirim ligada ao SUS

Foto: Thiago Campelo/MS
0:00
Carregando...
0:00
  • O Ministério da Saúde, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol, promoveu ação de incentivo à doação voluntária e regular de sangue na Supercopa do Brasil 2026, em Brasília.
  • Mensagens exibidas nos telões da Arena BRB Mané Garrincha, antes do apito inicial e no intervalo, convocaram torcedores para doar sangue.
  • Kauan Alves dos Santos, torcedor mirim do Corinthians, de 2 anos, participou da recepção dos jogadores; ele faz tratamento com Emicizumabe para hemofilia.
  • Emicizumabe teve uso ampliado em 2025 para crianças de 0 a 6 anos, é aplicado por via subcutânea e facilita adesão ao tratamento, reduzindo eventos hemorrágicos.
  • Dados de doação: em 2024 foram 3,31 milhões de coletas no Brasil, com 55,5 mil no Distrito Federal; 2025 (jan-outubro) aponta 2,71 milhões no país e 50,5 mil no DF.

A Supercopa do Brasil 2026, entre Flamengo e Corinthians, realizada em Brasília, ganhou uma ação de incentivo à doação de sangue promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a CBF. O evento ocorreu no domingo, na Arena BRB Mané Garrincha, com o objetivo de reforçar a doação voluntária e regular.

Antes do apito inicial e no intervalo, telões da arena exibiram mensagens sobre a importância do ato para o SUS. As mensagens chamaram torcedores de todo o país a doar sangue, destacando que o Brasil ganha com a solidariedade.

Um gesto simbólico marcou a ação: Kauan Alves dos Santos, torcedor mirim do Corinthians, de 2 anos, recebeu a recepção dos jogadores ao estádio e acompanha tratamento no hemocentro de Brasília. A criança utiliza Emicizumabe desde o início deste ano para hemofilia.

Dados sobre doação de sangue no Brasil

O Ministério da Saúde ressaltou a relevância de ações permanentes de estímulo à doação. Em 2024 foram 3,31 milhões de coletas, com 55,5 mil no DF. Entre janeiro e outubro de 2025, o país registrou 2,71 milhões de coletas, sendo 50,5 mil no DF.

Contexto e participação institucional

O anúncio contou com a participação do ministro Alexandre Padilha, marcando os 25 anos da Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados. A iniciativa visa ampliar a divulgação e a prática da doação voluntária para sustentar estoques do SUS.

Impacto e perspectivas

Segundo o DIAT/SAES, ações em grandes eventos ampliam a conscientização pública. A mobilização busca fortalecer a adesão ao ato, essencial para o cuidado contínuo de pacientes e para manter os serviços do SUS, especialmente em períodos de maior demanda.

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais