- O governo de São Paulo emitiu alerta para a população economizar água diante de altas temperaturas.
- O consumo aumentou até 60% nos últimos dias, pressionando o sistema de distribuição e causando interrupções em alguns bairros.
- Recomenda-se uso consciente da água, banhos mais rápidos e evitar desperdícios, com prioridade para alimentação e higiene pessoal.
- A Sabesp aponta que houve aumento expressivo no consumo, gerando oscilações pontuais no fornecimento, principalmente em áreas altas da região metropolitana.
- Em dias de temperatura normal, a Sabesp produz cerca de 66 mil litros por segundo; nos dias recentes, a produção subiu para cerca de 72 mil litros por segundo, em meio à crise hídrica pela falta de chuva.
O governo de São Paulo emitiu um alerta para a economia de água devido às altas temperaturas, que elevaram o consumo em até 60%. O aumento pressionou o sistema de distribuição e provocou interrupções em alguns bairros.
Foi pedido uso consciente da água, com banhos mais rápidos e evitar desperdícios para fins não essenciais, como encher piscinas ou lavar calçadas e carros. A comunicação destaca a prioridade de água para alimentação e higiene pessoal.
Nas redes da Sabesp, moradores têm relatado falta de água em várias zonas da capital e em outras regiões, como o Vale do Paraíba. A Sabesp afirma que o consumo elevado em dias quentes gera oscilações pontuais no fornecimento e exige ajustes operacionais.
Pressões por região e resposta operacional
A empresa aponta que áreas altas da região metropolitana são mais afetadas pela menor pressão da rede, enquanto as regiões mais baixas seguem abastecidas normalmente. Em dias normais, a produção seria de cerca de 66 mil litros por segundo; nos últimos dias, chegou a aproximadamente 72 mil litros por segundo.
Este cenário ocorre em meio a um contexto de crise hídrica decorrente da baixa pluviometria nos últimos meses no estado de São Paulo.
Entre na conversa da comunidade