Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Ministério da Saúde confirma adesão da Rede D’Or ao Agora Tem Especialistas

Rede D’Or ingressa no Agora Tem Especialistas, aumentando cirurgias cardíacas pelo SUS em duas unidades do Rio e elevando investimentos a 2026 para até R$ 200 milhões

Foto: João Risi/MS
0:00
Carregando...
0:00
  • O Ministério da Saúde anunciou a adesão da Rede D’Or ao programa Agora Tem Especialistas, ampliando o número de hospitais privados atendendo gratuitamente o SUS.
  • Duas unidades da Rede D’Or no Rio de Janeiro — Glória D’Or e Niterói D’Or — passarão a atender pelo SUS, com cerca de 100 cirurgias cardiológicas por ano, orçadas em R$ 3,6 milhões.
  • Com a entrada, 28 hospitais privados e filantrópicos passam a atender pelo programa, elevando o total de serviços ao SUS para R$ 150 milhões em 2025 e estimando R$ 200 milhões em 2026.
  • As instituições recebem créditos financeiros para quitar dívidas federais; as unidades da Rede D’Or destinam cerca de R$ 300 mil mensais para revascularizações do miocárdio.
  • As primeiras cirurgias devem ocorrer em janeiro, após encaminhamentos das secretarias municipais de saúde do Rio de Janeiro e de Niterói, com foco em sete áreas prioritárias.

A Rede D’Or passou a integrar o programa Agora Tem Especialistas, ampliando o atendimento do SUS com mais serviços de média e alta complexidade. Nesta segunda-feira (22), em assinatura com o Ministério da Saúde, foram anunciadas as primeiras adesões, com duas unidades do grupo atuando no estado do Rio de Janeiro: Glória D’Or, no RJ, e Niterói D’Or, em Niterói.

Os hospitais parceiros começarão oferecendo cerca de 100 cirurgias cardiológicas por ano, com valor estimado de 3,6 milhões. Ao todo, a participação da Rede D’Or eleva o montante de recursos para consultas, exames e cirurgias no SUS a 150 milhões neste ano, com expectativa de chegar a 200 milhões no início de 2026.

Como contrapartida, as unidades recebem créditos financeiros para quitar tributos federais, usados para viabilizar os atendimentos. Em apenas uma dessas unidades, estimativas indicam que 300 mil reais mensais serão destinados a realizar revascularizações do miocárdio, procedimento crucial para reduzir riscos de infarto.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a adesão acelera o atendimento e garante equipes, equipamentos e insumos para os pacientes do SUS, reduzindo o tempo de espera por cirurgias complexas. As primeiras operações pela Rede D’Or devem ocorrer em janeiro, mediante encaminhamento das secretarias municipais de saúde do Rio de Janeiro e de Niterói.

Parcerias e desdobramentos

A incorporação de mais instituições privadas ao Agora Tem Especialistas visa ampliar o atendimento em áreas prioritárias, como oncologia, cardiologia, ortopedia, ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia e nefrologia. Atualmente, oito hospitais já atendem pacientes do SUS pelo programa, com outras 20 instituições em avaliação.

Além de ampliar a oferta de serviços, o Ministério firma acordos de cooperação técnica para pesquisas e desenvolvimento na área da saúde. Em conjunto com o Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa, haverá intercâmbio técnico e criação de projetos conjuntos em neurociências, oncologia e terapias avançadas. Em paralelo, há acordo com a Sociedade Brasileira de Anestesiologia para mapear a demanda de anestesiologistas e formar cerca de 300 profissionais no país.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais