Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Ministério da Saúde anuncia Rede D’Or no Agora Tem Especialistas

Rede D’Or passa a realizar cerca de cem cirurgias cardíacas anuais para o SUS no Rio, ampliando o acesso a tratamentos especializados

Rio de Janeiro (RJ), 22/12/2025 – Ministro da Saúde, Alexandre Padilha durante anuncio da adesão da Rede D’or ao programa “Agora Tem Especialistas” Fotos: João Risi / MS
0:00
Carregando...
0:00
  • O Ministério da Saúde anunciou a adesão da Rede D’Or ao programa Agora Tem Especialistas, com os hospitais Glória D’Or e Niterói D’Or incluídos no Rio.
  • As unidades devem realizar cerca de 100 cirurgias cardiológicas por ano para o SUS, com investimento de R$ 3,6 milhões; o total de hospitais participantes chega a 28.
  • Em 2025, o investimento em atendimentos adicionais ao SUS supera R$ 150 milhões; para o início de 2026, a expectativa é chegar a R$ 200 milhões por ano.
  • Os hospitais recebem créditos financeiros para quitar tributos federais vencidos ou a vencer; a Rede D’Or terá 300 mil reais mensais destinados a cirurgias de revascularização do miocárdio.
  • As primeiras cirurgias da Rede D’Or no programa estão previstas para janeiro de 2026; também haverá cooperação com o Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e acordo com a Sociedade Brasileira de Anestesiologia para mapear necessidades e qualificar anestesiologistas (meta de 300 profissionais).

O Ministério da Saúde anunciou a adesão da Rede D’Or ao programa Agora Tem Especialistas, criado para ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias especializadas. Os hospitais Glória D’Or, no Rio de Janeiro, e Niterói D’Or passaram a integrar o programa.

As unidades devem realizar cerca de 100 cirurgias cardiológicas por ano para pacientes do SUS, com investimento total de R$ 3,6 milhões. Com a adesão, o programa passa a contar com 28 hospitais privados e filantrópicos.

O objetivo é reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados em áreas prioritárias, incluindo cardiologia, ortopedia e oncologia. Em 2025, o investimento previsto para atendimentos adicionais ao SUS é de mais de R$ 150 milhões, com meta de atingir R$ 200 milhões em 2026.

Cada hospital participante recebe créditos financeiros para quitar tributos federais vencidos ou a vencer. No caso da Rede D’Or, R$ 300 mil mensais serão destinados a cirurgias de revascularização do miocárdio, procedimento essencial para prevenir infartos.

As primeiras cirurgias da Rede D’Or, sob o programa, devem acontecer em janeiro de 2026. O encaminhamento de pacientes ficará a cargo das secretarias municipais de saúde do Rio de Janeiro e de Niterói, conforme critérios das centrais de regulação locais.

Parcerias e perspectivas

A ampliação da participação do setor privado visa reduzir o tempo de espera em sete áreas prioritárias, com foco inicial na cardiologia e na oncologia. Além disso, o Ministério firmou uma carta de intenção com o Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa para cooperação em neurociências, oncologia, terapias avançadas e pesquisa clínica.

No Rio, o ministro da Saúde também assinou acordos para mapear a demanda por anestesiologistas e fortalecer a formação de profissionais na área. A meta é qualificar e distribuir profissionais para atender a demanda nacional.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais