Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

MEC discute intersetorialidade e educação especial inclusiva

MEC discute intersetorialidade para educação especial inclusiva, destacando planejamento regional no Marajó e metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2026-2036

Foto: Divulgação/MEC
0:00
Carregando...
0:00
  • MEC participou da mesa de debate no Seminário Nacional de Educação Especial e Inclusiva sobre intersetorialidade para a educação especial inclusiva.
  • O representante foi Antonio Claret, diretor de Articulação Intersetorial da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase).
  • Foi apresentada a experiência do Planejamento Regional Intersetorial da Educação no Marajó, no Pará, destacando a cooperação entre áreas governamentais.
  • O debate reforça o papel da Sase na implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2026-2036 e na promoção do diálogo federativo.
  • As discussões contribuem para a Carta de Cuiabá pela Educação Especial Inclusiva e para ampliar oportunidades e qualidade de vida escolar.

O Ministério da Educação (MEC) participou da mesa “Experiências e desafios nos fluxos intersetoriais para garantir os direitos do público da educação especial inclusiva”, realizada durante o Seminário Nacional de Educação Especial e Inclusiva. O objetivo foi discutir estratégias de articulação entre educação, saúde, assistência social e outras políticas públicas voltadas aos direitos dos estudantes da educação especial.

Representando o MEC, o diretor de Articulação Intersetorial da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), Antonio Claret, apresentou a experiência do Planejamento Regional Intersetorial da Educação no Marajó, no Pará. Ele ressaltou a importância da cooperação entre diferentes áreas do governo para enfrentar desafios educacionais complexos e cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2026-2036.

A apresentação destacou a participação de gestores municipais e equipes de várias áreas, que contribuíram para identificar problemas que afetam o direito à educação de crianças, adolescentes e jovens, especialmente no público da educação especial. A abordagem intersetorial foi apontada como essencial para superar barreiras e ampliar a participação plena no processo educativo.

Além de ampliar o diálogo federativo, o debate está alinhado aos objetivos do PNE de promover equidade, inclusão, acesso, permanência e aprendizagem de todos os estudantes. A discussão também colabora para a construção da Carta de Cuiabá pela Educação Especial Inclusiva e reforça o compromisso do MEC com a participação social na formulação de políticas públicas.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais